Casamento Comunitário realizado em aldeia indígena do Maranhão é histórico
A cerimônia inédita para os povos indígenas no Maranhão foi um assunto que agitou as redes sociais.
Maranhão Notícias
MONTES ALTOS – O projeto do “Casamento Comunitário”do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão(TJ-MA), chegou no fim de semana à aldeia São José, dos povos Kricati, no município de Montes Altos, no Sudoeste do Estado. Foi a primeira vez que o projeto executado para familias de baixa renda chegou a uma comunidade indígena em atendimento a um pedido dos próprios índíenas numa audiência do Comitê da Diversidade do TJ-MA que discutiu o acesso deles a Justiça.
Na cerimônia 53 casais de varias idades oficializarem a união. Toda a comunidade indígena foi mobilizada e a Prefeitura de Montes Altos, por exemplo, participou do evento com o apoio logistico e estadia aos servidores do TJ.
Uma curiosidade é que o Comitê da Diversidade do TJ teve o cuidado de realizar a cerimônia com adaptações para respeitar as tradições da cultura indigena.
Devidamente pintados para ocasiões especiais, noivos e noivas se dividiram, eles ficaram no terreiro enquanto elas ficaram num casarão. Elas aguardaram o noivo deitadas e muito enfeitadas, uma delas usou plumas de gavião. Durante a cerimônia houve cantos típicos da cultura indígena e aconsehamento pelo ancião Urbano, conselheiro da aldeia que também era um dos noivos.
O secretário de comunição da Pfefeitura de Montes Algos, Carlos Lucena ressaltou que o evento foi muito importante não apenas para os indigenas, mas para a cidade. A gestão municipal, segundo ele, ficou feliz em ter dado sua colaboração para a cerimônia.
O casamento comunitário, que foi destaque no Jornal Nacional da TV Globo, vai garantir vários direitos aos casais, um deles será a aposentadoria junto a Previdência Social.
(Fotos: Carlos Lucena).