Católicos festejam 3ª edição do Círio de Nazaré de Montes Altos
A procissão luminosa, no dia 9 e a procissao do Círio, no dia 10 são considerados os eventos mais esperados do Círio de Montes Altos.
Maranhão Notícias
MONTES ALTOS – Prossegue até o dia 10 de setembro, a 3ª edição do Cirio de Nazaré de Montes Altos, uma das maiores festas do povo católico na Região Sudoeste do Estado, que este ano tem como tema “Maria, Mãe dos pobres e oprimidos”.
Com estrutura modesta, o evento religioso traz este ano como novidades uma coletânea de depoimentos de bênçãos e milagres alcançados por devotos desde a primeira edição do Círio e vão virar livro ano que vem, a revitalização da paróquia e o pré-Cirio.
Desde a abertura com a solenidade do “novo” manto, todas as noites ocorre a oração do Terço e a Missa com a apresentação de testemunhos de milagres de graças alcançadas.
Os primeiros relatos foram de cura da recém-nascida Maria Helena que saiu da UTI onde estava com quadro grave de bronquite e desenganada pelos médicos, após ter seu vestido consagrado a Nossa Senhora, e a cura de um fazendeiro que estava com uma cirurgia delicada marcada, mas ficou recuperado após receber a visita da imagem de Nossa Senhora em sua casa durante “desobriga” do padre Luzimar Moura.
Leia também;
Apresentação do manto marca a abertura do Círio de Montes Altos
As Missas são com a igreja lotada e há muitas demonstrações de fé do povo católico de Montes Altos, como foi observado pelo frei Deusivan dos Santos, pároco da paróquia de São Francisco em Imperatriz, durante celebrações.
“Quero deixar meu agradecimento ao padre Luzimar por participar deste momento bonito e solene e ao mesmo tempo me dirigir ao povo desta paróquia que tem demonstrando grande perseverança e grande devoção. Os ensinamentos de Deus são bem vivenciados por Maria Santíssima e traz grandes ensinamentos para cada um de nós pela sua maneira de ser e de viver”, disse o frei.
Durante a celebração que presidiu na noite da última quarta-feira, Frei Deusivan destacou a importância de Maria para o plano de Deus e salvação do mundo. Dentre os pontos citados pelo religioso estão a coragem de Maria ao dizer “Sim”, mesmo diante dos riscos que poderia correr naquela época e o encontro com sua prima Isabel, numa região distante e montanhosa.
O Cirio prossegue com missas e novenas todas as noites, sendo que os pontos altos do evento com a cidade são nas duas procissões, a do dia 9 e a do dia 10, quando a imagem percorre as ruas da cidade e muitos devotos pagam promessas.
(Padre Luzimar e equipe acompanham irmão do fazendeiro abençoado durante leitura do relato de milafre. Foto principal: Assessoria).