Cavalgada abre oficialmente a 53ª Expoimp,neste sabado em Imperatriz
As ruas de acesso ao trajeto da cavalgada serão fechadas às 6h.
Maranhão Notícias
IMPERATRIZ – Está tudo pronto para a 30ª Cavalgada de Imperatriz, evento que abre oficialmente neste sábado (8), no parque de exposições Lourenço Vieira da Silva, a 53ª edição da Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp). O Sindicato Rural (Sinrual) anunciou alguns ajustes para reforçar a segurança e premiações como incentivo aos participantes.
A cavalgada terá inicio pontualmente às 10h na Rua Coronel Manoel Bandeira, em frente a Praça da Cultura. Os animais que participarão do evento deverão chegar a cidade provenientes de dezenas de fazendas da Região e até de outros Estados, por volta das 4h e ficarão numa área da fazenda do advogado João Jacob.
As carroças ficarão numa área de concentração próximo ao complexo esportivo Barjonas Lobão (Fiqueninho), desde muito cedo da manhã, e como em anos anteriores serão as últimas a “desfilar” pelo trajeto da cavalgada. A palavra parece estranha, mas é este o sentido que a coordenação quer dar ao evento, de um desfile, exibição de animais e caravanas para mostrar a força do agronegócio maranhense.
O diretor da cavalgada, William Cambuim disse que a cavalgada é um grande evento, mas que perdeu o status e maior cavalgada do Brasil para a cidade de Araguaína.
“A principal mudança deste ano é a formação da cavalgada. Nós vamos fechar todas as ruas que dão acesso para entrar no trajeto a pessoa terá de ir até o final da Rua Coronel Manoel Bandeira para dar acesso ao portal da cavalgada. Ali a gente vai estar chamando os participantes”, disse William Cambuim acrescentando que no ato da inscrição foi fornecido um número que será chamado pelos delegados do Sinrural. A proposta é que as carroças entrem no “corredor’ de duas em duas ou de três em três, conforme o espaço. As ruas de acesso a área de concentração serão fechadas e durante a cavalgada serão interditados três quarteirões acima do pelotão de frente e só serão liberados após a passagem de toda o cortejo.
As carroças
Diferentemente do ano passado, este ano as carroças serão puxadas por um trio elétrico exclusivo. Com isso, não poderão transportar equipamentos de som, assim como terão de levar quatro pessoas, incluindo o condutor. Também será proibido que condutores de veículo de tração animal façam uso de bebida alcóolica durante o trajeto.
O percurso será o mesmo de anos anteriores: vai iniciar na Rua Coronel Manoel Bandeira e seguir pelas ruas Luis Domingues, Amazonas, Avenida Getúlio Vargas e marginal direita da BR-010 (sebtdo Porto Franco) até o parque de exposições. Serão os mesmos 7 km de anos anteriores, mas as carroças deixarão o trajeto na Avenida Getúlio Vargas dobrando a direito na Terra Produtos Veterinários.
Premiação
A premiação é um reconhecimento e incentivo do Sinrural para os participantes da festa do agro. Segundo William Cambuim, serão uma moto Bros para a comitiva primeira colocada; uma moto Pop e a terceira prêmio de 5 mil reais.
Além disso, na chegada no Sindicato Rural será realizado um concurso individual para membros das comitivas participantes, com o julgamento do cavaleiro mirim, amazona, concurso de berranteiros, julgamento de laço e argola.
Estão confirmadas as participações de cinco locutores, juízes técnicos para julgamento das comitivas, e no final, também, um prêmio para as três carroças que se destacaram em ornamentação, comportamento e animação.
(Condutores de veiculo de tração animal em reunião com autoridades e imagem de arquivo pelotão de frente cavalgada.Maranhão Notícias).