Imperatriz

CCNC abre semana Municipal da Cultura Negra em Imperatriz

O ponto alto da programação será dia 20, dia de Zumbi dos Palmares.

Maranhão Notícias

IMPERATRIZ – O Centro de Cultura Negra Negro Cosme(CCNC), de Imperatriz abriu oficialmente nesta segunda-feira(18), a semana Municipal da Cultura Negra em solenidade realizada no auditório da Universidade Federal do Maranhão(UFMA). O evento inaugural contou com a participação e apoio de várias entidades e órgãos públicos.

O ponto alto das atividades será no dia 20 de novembro, feriado nacional do Dia de Zumbi dos Palmares, um dos líderes mais importantes da resistência à escravidão no Brasil.

Zumbi foi morto em 20 de novembro de 1695, após ser traído por um de seus aliados e a data foi escolhida para marcar um momento de reflexão sobre a luta contra o racismo e a valorização da cultura afro-brasileira.

Dentre os presentes a solenidade estava o secretário municipal de Governo e Projetos Estratégicos (segov), Eduardo Sousa de Albuquerque que falou na ocasião sobre ações desenvolvidas por sua pasta relacionadas aos direitos humanos.

“Enquanto prefeitura e secretaria, desenvolvemos diversas iniciativas, como o projeto que cria o Conselho de Direitos Humanos, dando voz e vez aos povos afrodescendentes, povos originários e às religiões de matriz africana, entre outros grupos da sociedade”, destacou Eduardo Albuquerque acrescentando que o projeto de lei para a criação do Conselho de Direitos Humanos foi protocolado no último dia 16 de setembro e está em tramitação na Câmara Municipal de Imperatriz, com previsão de votação e aprovação no próximo dia 21. Além disso, a Câmara realizará uma audiência pública para discutir os temas relacionados à Semana da Consciência Negra.

Eduardo Albuquerque também ressaltou o sucesso de um projeto da Segov voltado à equidade no serviço público, que tem como objetivo combater o racismo e a LGBTfobia nas repartições públicas municipais. Segundo ele, o projeto já foi implementado em todas as secretarias. Ele revelou que que a Prefeitura, por meio da Segov, cedeu o prédio onde funcionava a UMES para ser o novo endereço do Centro de Cultura Negra Negro Cosme. A cessão contou com o apoio do vice-prefeito Alcemir Costa.

(Eduardo Albuquerque fala durante evento. Foto: Assessoria-Divulgação da Prefeitura)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *