Painel

Celebração do Dia de Santos Reis movimenta católicos em Imperatriz

Católicos da paróquia são José do Egito, no bairro Bacuri comemoraram a data.

Maranhão Notícias

IMPERATRIZ – O Dia 6 de janeiro é o dia de homenagear os santos Reis. Segundo o Evangelho de Mateus, Belchior, Gaspar e Baltasar eram três reis que deixaram o Oriente seguindo uma estrela até a cidade de Belém para adorar Jesus que havia nascido e o ofereceram presentes simbólicos: ouro, incenso e mirra.

Em Imperatriz, a data foi celebrada com uma Missa, na noite desa segunda-feira(6), na Paróquia de são José do Egito, no bairro Bacuri.

Após a celebração, devotos de demais pessoas participaram de uma tradição dentro da festa, que é a distribuição de bolos produzido especialmente para a data.

“As festividades de Santo Reis acontecem com celebração e motivação da família Alves e Leal, com os cantadores, o saudoso pai Delfino Alves e minha mãe, que, ainda, participa da missa como cantadora de Reis”, disse o professor Jhonson Alves, que etá seguindo a missão de seu pai, o saudoso Delfino Alves, em continuar com os festejos dos santos Reis.

Jhonson Alves adiantou que no ano que vem pretende retornar com a peregrinação e cantoria de Reis nas residências, além de implementar algumas novidades.

“No ano que vem essa festividade vai acontecer de outra forma. A gente pensa em ter uma corrida de rua, além de fazer uma oficina para formação de cantadores para aumentar os cantadores de Santo Reis”, revelou. Ele fez questão de explicar o motivo da distribuição de bolo. Segundo ele, a ideia de distribuir bolos é seguir o exemplo dos reis que viraram santos, é ter solidariedade e partilha, e ao fazer a partilha acontece o milagre de nunca faltar alimentos na mesa dos devotos o ano todo.

Histórico

A tradição católica de homenagem aos três reis magos surgiu no século VIII e converteu nos santos Melchior, Gaspar e Baltazar. A data marca também do encerramento dos festejos natalinos, data que são desarmados os presépios e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios.

Os presente do rei tem ignificado especial, segundo a tradição:

O ouro  simboliza a realeza de Jesus como Rei dos Reis; o Incenso, a sua divindade, sendo utilizado em rituais religiosos e a Mirra, uma resina usada em embalsamamentos, configura o sacrifício e a mortalidade de Cristo.

(Foto: Reprodução Internet).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *