Imperatriz

Centro Tatajuba divulga programação voltada à consciência negra em Imperatriz

A programação tem oficinas e apresentações do Tatajuba Itinerante e dia 13 será realizada oficina de confecção de turbantes, dentre outros atividades.


Centro de Cultura Tatajuba-Divulgação

IMPERATRIZ – No mês da consciência negra no Brasil, o Centro Cultural Tatajuba traz uma programação voltada ao aprendizado e valorização das raízes ancestrais negras, com oficinas, concurso de desenho, sarau com o tema “África, mãe”. Todas as atividades contam com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e apoio da Suzano, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O “Tatajuba Itinerante – Dos Causos da Vovó à Educação Antirracista – Oficina e Apresentações” programado para novembro terá carga horária de 8 horas, com atividades coordenadas pela artista e educadora Eró Cunha, mulher negra, ativista social e a primeira palhaça negra de Imperatriz, a Palhaça Laranjinha.

Eró Cunha também é articuladora do XIII Concurso de Desenhos Afro. Os desenhos foram produzidos por estudantes das escolas da rede pública de Imperatriz e região tocantina ao longo do mês de outubro, com o tema “A Presença Negra e Indígena no Lugar Onde Vivo: meio ambiente, história, gênero, religiosidade, ciência, tecnologia, literatura e cultura”. A exposição vai ser aberta no dia 15 de novembro. Os trabalhos ficarão expostos na Galeria Sol do Centro Cultural Tatajuba.

Semana da Consciência Negra

No dia 13 de novembro, vai ser realizada a Oficina de Confecção de Turbantes – Símbolo da Resistência Negra, das 14h às 17h, como parte da programação da Semana Municipal da Consciência Negra de Imperatriz, com aula ministrada pela professora Simone Fonseca e uma convidada especial, a integrante do Centro de Cultura Negra de Imperatriz, Maria Luísa Rodrigues. As inscrições para as 20 vagas disponíveis vão ser feitas no local, 30 minutos antes do início da capacitação, que é destinada a quem tem mais de 14 anos.

De 20 a 23, será oferecida a Oficina de Turbantes, Bonecas Abayomi e Colares como Símbolos de Resistência Negra. As inscrições podem ser feitas de 1º a 13 de novembro, por pessoas acima de 14 anos. O resultado da seleção será divulgado no dia 16.

A terceira edição do Sarau Cultural Tatajuba também tem como foco a temática do mês e traz o tema “África, mãe”. Será um sarau multilinguagens em celebração da cultura africana através da poesia, dança, música e declarações. A curadoria é assinada por Elson Araújo. O III Sarau Cultural ocorre no dia 24, no Galpão do Centro Cultural Tatajuba, das 18h às 21h.

Culinária

Já nos dias 8, 22 e 29, será realizada a oficina de Culinária Cozinha Básica para Iniciantes, cujas inscrições acabam no dia 3 de novembro. Podem participar pessoas a partir de 18 anos. Ministrada pelo culinarista Kiko Lacerda, a capacitação trará ensinamentos básicos para quem está iniciando na cozinha, sobre o preparo de arrozes, feijões, saladas, sobremesas, lanches e massas.

Já a Oficina de Culinária – Preparos com Coco ocorrerá nos dias 13, 20 e 27, também com o professor Kiko Lacerda. Quem tem mais de 18 anos pode se inscrever até dia 8 para participar da turma que vai conhecer um pouco mais sobre receitas tendo como base o coco, com técnicas de pré-preparo, desde a abertura do fruto até a extração de óleo e creme de leite e suas aplicações.

No dia 17, a oficina de culinária é sobre o preparo de biscoitos – Faça e venda, com aulas que vão desde o preparo de uma variedade de biscoitos e bolachas até estratégias de venda, passando por decoração e embalagens, formação de custos e precificação. As inscrições ficam abertas até dia 11, para aqueles com idade a partir dos 18 anos. Serão duas turmas: uma com aulas das 8h às 12h e, outra, das 14h às 18h, no Centro Cultural Tatajuba.

Música, itinerância e empreendedorismo

Na edição de novembro do Tatajuba pela Música, Erasmo Dibell convida Zeca Tocantins para uma noite de muita música e bate-papo. O evento será no dia 10, no Centro Cultural Tatajuba, a partir das 19h. Aberta ao público, a programação é destinada a quem tem mais de 16 anos. Zeca Tocantins é cantor, compositor, poeta e produtor cultural.

Alunos e professores de escolas da rede pública participarão do Tatajuba Itinerante: Oficina A Arte de Contar Histórias, com a educadora e contadora de histórias Jô Santos, que vai trabalhar recursos e técnicas de contação de histórias, com atividades práticas para serem utilizadas em sala de aula com alunos, no dia 3.

O centro cultural também irá oferecer para o público atendido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) a Oficina de Artesanato – Laços, ministrada pela professora Christiane Farias, de 27 a 30 de novembro.

Encerrando as atividades do mês, será realizado o Ciclo de Oficinas – Impulsionando Jovens Empreendedores, destinado a jovens empreendedores com até 29 anos, com o apoio do Instituto Localiza, com o objetivo de fortalecer a formação e o negócio dos empreendedores.

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.

Nos anos 2020-2022, o Instituto Cultural Vale patrocinou mais de 600 projetos em mais de 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros.

A Suzano é guiada pelo propósito de ‘Renovar a vida a partir da árvore’.

A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: www.suzano.com.br

Sobre o Tatajuba

O Centro Cultural Tatajuba é um espaço que se dedica à formação artística e à valorização da produção cultural de Imperatriz e região. Oferece uma programação de qualidade, com exposições, mostras de cinema, oficinas, cursos, debates, artes cênicas, fotografia, feira de livros, apresentações de danças, shows musicais e outros eventos gratuitos e acessíveis a todos. Para ficar sabendo das novas oficinas e programação do Tatajuba, basta acompanhar o Instagram ou Facebook @centroculturaltatajuba.

(Foto: Assessoria-Ariel Rocha).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *