Entretenimento

Cineasta João Luciano quer levar cinema à alunos de escolas públicas de Imperatriz

O jovem João Luciano acaba de ganhar sete prêmios com o filme “Os fãns mais rebeldes que a banda”, no festival Maranhão na tela.

Maranhão Noticias

IMPERATRIZ – Compartilhar seus conhecimentos profissionais com a juventude, especialmente estudantes de escolas públicas de Imperatriz, faz parte dos planos do cineasta João Luciano Martins, que acaba de ganhar sete prêmios no Festival Maranhão na tela, com seu filme “Os fans mais rebeldes que a banda”. Com muito esforço pessoal e apoio da família ele conseguiu realizar o sonho de se formar em cinema na Universidade Federal do Estado do Pará(UFPA), e quer agora levar conhecimento à pessoas que não tiveram a oportunidade que ele teve.

O cineasta fez a revelação sobre seus planos durante entrevista ao programa “Agora Imperatriz”, da TV Meio Norte, sobre a divulgação da premiação ganha no festival realizado em São Luís de 4 a 9 de setembro.

João Luciano já teve uma experiência nessa área, há algum tempo quando, em parceria com a Fundação Cultural de Imperatriz,(FCI) ,realizou oficinas de cinema em escolas públicas. A nova proposta seria levar a linguagem audiovisual para o Conservatório Dramático de Imperatriz, que é ligado a fundação.

“Eu gostaria de fazer algo longo porquê é longo conteúdo, produção, arte direção de fotografia. Conversei com a Fundação Cultural para fazer algo no Conservatório porque lá tem todas as linguagens, mas falta audiovisual. Hoje o Mundo está no celular não podemos negar isso e seria ofertar o audiovisual”, disse o cineasta que atualmente trabalha com sua equipe na finalização de um filme gravado em Imperatriz no ano passado.

Pelos conhecimentos sobre a área cultural da cidade e a experiência de vida ele descobriu com o filme gravado na cidade há grande potencial para o cinema, inclusive muitos atores eram da cidade. São conhecimentos, em muitos casos, segundo ele, que vêm de pessoas autodidatas e não podem ser ignorados, ao contrário, precisam ser valorizados.

“Eu já fiz algumas oficinas nas escolas públicas na parceria com a Fundação Cultural e saiu um “curtinha”, e fico imaginando que se tivéssemos mais ação como esta como seria melhor para a valorização do audiovisual”, raciocinou João Luciano.

Quem é Joao Luciano

Natural de Imperatriz, Joao Luciano é filho do paraense Joao Mauricio Martins e da cearense Inalda Martins, e desde cedo gostou de cinema.

O amor “pela sétima arte”, título obtido no século XX e que muitos críticos rejeitam por considera-lo inapropriado, nasceu nos tempos de escola e foi impulsionado quando o irmão, Pedro Henrique criou uma banda de rock. Para falar desse período e experiência nasceu o filme “Os fãns mais rebeldes que a banda”, com trilha de PH e também videoclipes respectivamente.

Foi o amor pelo cinema que fez João Luciano encarar o vestibular por meio do qual foi aprovado e ingressou na segunda turma da Universidade Federal do Pará. Atualmente ele criou junto com colegas de profissão uma produtora e iniciou as produções e a colecionar prêmios.

(Fotos: Assessoria-Divulgação).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *