Cinemas e parques infantis serão reabertos no Maranhão; Governo descarta réveillon
A liberação de eventos com mais de 150 pessoas vai depender de maior redução no número de casos de Covid-19 o Estado até Dezembro.
Maranhão Notícias
SÃO LUÍS – A partir de segunda-feira (19) será assinado pelo governador Flávio Dino (PCdoB), o ato oficial de liberação do funcionamento de cinemas, parques infantis e eventos com até 150 pessoas no Estado do Maranhão. O anúncio do novo decreto de flexibilização partiu do governador em entrevista coletiva no Palácio dos Leões realizada na tarde desta sexta-feira(16), ocasião em que descartou a realização de réveillon deste ano.
Flávio Dino justificou o novo decreto a tendência de queda dos casos ativos de Covid-19. Há 119 dias a taxa de contágio está baixo de 1, o que é muito promissor.
Apesar de ter afirmado que a festa da virada de ano não será realizada por ser um evento que tradicionalmente reúne milhares de pessoas e respectivamente aglomerações, o governador mostrou-se otimista. Ele disse que no caso das festas particulares com mais de 150 pessoas só terá uma resposta em dezembro e dependendo da continuidade da queda dos números de casos de Covid-19. E acrescentou que em âmbito nacional, apenas uma vacina poderá impedir nova onda da infecção.
Dino ressaltou que espera que em pouco tempo a vacina contra a Covid-19 seja autorizada no Brasil, e espera que toda a população seja imunizada. Atualmente, segundo ele, existe um debate no Brasil sobre qual vacina vai ser liberada e a partir e quando e que o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) pediu que o Ministério inclua a vacina do Instituto Butantan no cronograma brasileiro.
Casos no Maranhão
O Maranhão notificou 500 novos casos nas últimas 24 horas, segundo dados divulgados ontem pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Eles foram distribuídos da seguinte forma nas regiões do Estado: Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), 105 casos; Imperatriz 32 e nas demais regiões do Estado foram 363 casos.
No Estado já são 180.154 casos confirmados e 3.906 mortos pela doença. (Foto: Arquivo).