Imperatriz

Círio de Montes Altos 2024 terá berlinda exclusiva confeccionada em Belém

A berlinda foi apresentada semana passada aos fieis na paróquia de Nossa Senhora da Santana, em Montes Altos.

Por Raimundo Primeiro, enviado especial a Belém

BELÉM (PA) – O Círio de Nossa Senhora de Nazaré de Montes Altos, município localizado a 639 km de São Luís e a 665 quilômetros de Imperatriz, no Sudoeste Maranhense, terá a sua própria Berlinda, a partir da quarta edição, a ser realizada entre 1º e 8 de setembro de 2024, com o tema “Maria, Mãe da Igreja”.

Um dos símbolos mais importantes do evento, que conduz a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, está sendo confeccionado, em detalhes, pelo artesão Ronaldo dos Santos Cardoso, 56 anos, em Belém do Pará, proprietário do Arte Retrô, Fabricação e Restauração de Móveis.

A reportagem esteve no ateliê do artesão, localizado no bairro da Sacramenta, na capital paraense, constatando in loco, como a obra está sendo esculpida. Ronaldo Santos, com sua equipe, trabalha, detalhe por detalhe, na confecção da Berlinda.

Experiente, Ronaldo Santos começou a trabalhar com marcenaria muito cedo, aos 8 anos. Ele Já foi o responsável, por exemplo, pela realização de importantes trabalhos, restaurando, móveis e igrejas na capital paraense. Na última reforma do Teatro da Paz, localizado na Avenida da Paz, Praça da República, s/n, Centro de Belém do Pará, restaurou todo o mobiliário da Casa de Espetáculos, quando o arquiteto e ex-professor do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Pará (UFPA), Paulo Chaves, in memoriam, esteve à frente da Secretaria de Cultura do Estado do Pará.

Ronaldo Santos, por outro lado, também restaurou o órgão da Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Graça, mais conhecida por Catedral da Sé, construída nos estilos arquitetônicos neoclássico e barroco, inaugurada em 1782, localizada na Praça Dom Frei Caetano Brandão, Cidade Velha, região central de Belém do Pará, na gestão do Monsenhor Nelson Brandão Soares, já falecido. Sob sua responsabilidade, ficou a parte de entalhe em madeira.

Em seu ateliê, Ronaldo Santos conta com o apoio de uma arrojada equipe, trabalhando de forma intensiva na confecção da Berlinda do Círio de Nossa Senhora de Nazaré de Montes Altos, formada pelo irmão, João dos Santos Cardoso, 64 anos, que ensinou-lhe o ofício da marcenaria e do restauro. O artesão começou aprendendo a entalhar móveis. A esposa dele também compõe o time. Jocely dos Santos, a Joyce, decoradora, trabalha nos detalhes. Já o acabamento da Berlinda, está sob a responsabilidade de Orlando Gemaque.

A estrutura da Berlinda terá 1,30 metros, no total, já com a Coroa e os Anjos, com 90 centímetros de largura, toda feita com cedro, tendo em vista a madeira ter todo um relacionamento com a história da cruz na qual Jesus Cristo foi crucificado.

Uma das maiores manifestações religiosas do mundo, o Círio de Nazaré é realizado pela Igreja Católica no segundo domingo de outubro, em Belém do Pará. A edição 2023, por exemplo, levou mais de 2 milhões de fiéis as ruas da capital paraense.

Parceria

Ao ser interrogado sobre os motivos de a confecção da Berlinda do Círio de Nazaré de Montes Altos ter ficado a cargo de um artesão paraense fortalece a parceria entre a Diretoria do Círio de Nazaré, em Belém do Pará, com a Paróquia do qual é pároco, o padre Luzimar Moura da Luz frisou reafirmar o simbolismo com a “casa da nossa mãe, em Belém”, acrescentando que o Círio de Nazaré, em Montes Altos, só aconteceu em razão da vontade de Nossa Senhora e, também, pela disponibilidade da então Diretoria, que não mediu esforços para nos autorizar a realização da festa, além de acompanhá-la”.

De acordo com o padre Luzimar Moura, a confecção da Berlinda, em Belém do Pará, reforçam os laços de amor, de amizade e, sobretudo de fé, entre o nosso povo: os paraenses e os maranhenses. “Foi Nossa Senhora quem quis que a sua Berlinda, este invólucro, fosse feito em suas terras”.

Novidades

O 4º Círio de Nazaré de Montes Altos terá novidades. Além da Berlinda, com um carro, que irá puxá-la, também haverá a corda. Ou seja, a edição 2024 terá os três grandes símbolos do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. “A Corda da Esperança, de Unidade, da Sinodalidade, motivando o espírito de unidade do povo cristão, que nos irmanam”, frisa o padre Luzimar.

Preparativos

Todo o material já está em Montes Altos. Na semana passada, o padre Luzimar Moura esteve em Belém do Pará, acompanhado de João Maurício Martins, coordenador do Círio de Nazaré de Montes Altos. Foi buscar todo o material para a festa, cuja programação já foi elaborada. Detalhes estão sendo ultimados para que o evento supera a edição a edição do ano passado.

(Foto: Maurício Martins).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *