Esporte

Com dois pontos em seis jogos, Imperatriz tem rebaixamento inédito no Maranhense

O Cavalo de Aço chega a essa situação após sucessivas falhas de administração. 

Maranhão Noticias

IMPERATRIZ – Após 59 anos de fundação, o tricampeão maranhense Imperatriz é rebaixado para a 2ª Divisão do Campeonato Maranhense. A queda inédita de divisão no Estado ocorrida na noite dessa segunda-feira(29),em casa, devido ao empate por 0 a 0 com o Juventude Samas, se deu apenas cerca de seis meses do declínio do Campeonato Brasileiro da Série “C “para a Série “D”.

Na partida da noite de ontem o Imperatriz recebeu o Juventude com a única missão de vencer para se manter vivo na briga contra o rebaixamento, mas com a bola rolando faltou fazer gols.

Com cinco novidades em relação a partida contra o Sampaio, o Cavalo de Aço protagonizou o primeiro ataque do jogo e por pouco não abriu o placar. O Colorado teve outras chances no primeiro e no segundo tempo, mas não aproveitou. Nos descontos, Dudu recebeu a bola pela esquerda, se livrou do marcador e poderia ter tocado para o meio para seu colega que vinha na corrida, mas preferiu ir até a linha de fundo e chutar cruzado. O resultado foi desastroso, a bola foi para fora sem qualquer perigo.

Em situação cômoda na competição, o Juventude claramente pleiteava o empate. Em muitos momentos segurou o jogo.  Quando o árbitro apitou o fim do jogo, os jogadores do Juventude comemoraram enquanto que do outro lado, os do Imperatriz cairam em campo em sinal de desespero pelo rebaixamento.

Como aconteceu o histórico rebaixamento

A história do rebaixamento começou no Estadual de 2020, teve seu ápice com a adminstração desastrosa de uma empresa que arrendou o departamento de futebol, uma divida que levou a Fifa a condicionar novas contratações ao pagamento do desse débito e a pandemia que tirou a torcida dos estádios.

Com a renúncia do então presidente Adauto Carvalho deixando a dívida, assumiu o vice-presidente Wagner Ayres que fez uma campanha e conseguiu pagar a dívida e liberar as contratações. Com isso, foi montado o elenco jovem e “caseiro” da temporada 2021 e o primeiro treinador foi o outrora supervisor Jairo Nascimento. Com Nascimento, foram quatro jogos e apenas um ponto.

O então gerente de futebol, Charles Guerreiro assumiu o comando técnico com a saída de Jairo, e o time perdeu para o São José e nessa segunda-feira veio o empate que precipitou o indigesto, mas inevitável descenso. Os números não mentem: incluindo o Maranhense,a Série C de 2020 e o Maranhense deste ano já sáo 24 partidas sem vitória cavalina.

O Imperatriz vai jogar a última partida da fase classificatória contra o Bacabal, no Frei Epifânio apenas para cumprir tabela em data por ser definida.  Iape, com 5 pontos, tem duas partidas a cumprir, e uma delas será contra o Bacabal, atualmente com 3 pontos.

Brasileiro da Série D

A partir de agora, as atenções da diretoria deverá ser o Campeonato Brasileiro da Série D, que começa em junho. O time tem quase três meses para montar um elenco forte para disputar a terceirona. A diretoria deve informar nos próximos dias sobre o planejamento para a Série D.

(Foto: Vagner Grigório-Assessoria do Imperatriz).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *