Brasil

Com pequena margem de votos, centro-direita vence eleições legislativas de Portugal

As eleições deste domingo foram muito acirradas e um fato curioso é que a extrema-direita aumentou significativamente sua representatividade.

Maranhão Notícias

PORTUGAL – Em uma eleição acirrada e com pequena margem de votos, a Aliança Democrática (AD), coligação liderada pelo Partido Social Democrata (PSD), emergiu vitoriosa nas eleições legislativas de Portugal realizadas no último domingo (10).

Segundo o site G1, o pleito eleitoral também testemunhou o avanço do partido de extrema-direita Chega, que conquistou o terceiro lugar e aumentou significativamente o número de cadeiras na Assembleia da República, também conhecida como Parlamento local.

A eleição, inicialmente prevista para 2026, ocorreu poucos meses após a renúncia do primeiro-ministro, gerando um clima de instabilidade no país.

Essa eleição reveste-se de grande importância, uma vez que os legisladores eleitos agora serão responsáveis por formar um novo governo. Com 99% das urnas apuradas, foram definidos 226 nomes para compor a Assembleia da República, composta por 230 deputados.

A distribuição de cadeiras, até a última atualização, era a seguinte:

Aliança Democrática (AD) – 79 parlamentares (anteriormente, os três partidos que agora compõem a coligação tinham 77);
Partido Socialista (PS) – 77 parlamentares (anteriormente, contava com 120);
Chega (partido de extrema-direita) – 48 parlamentares (anteriormente, possuía 12).
Mesmo sem o número exato de cadeiras definido ao término da apuração, é seguro afirmar que nenhum partido obteve a maioria.

De acordo com o jornal português “Público”, a AD só conseguirá formar uma maioria se estabelecer uma aliança com o Chega. A publicação ainda afirma que o PS não terá êxito em formar um governo de coalizão apenas com partidos de esquerda.

(Foto: Reprodução Internet).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *