Começa o festejo de Santa Ana, padroeira de Montes Altos
Centenas de fieis lotaram a praça recem reformada pelo Municipio especialmente para a festa da padroeira.
Maranhão Notícias
MONTES ALTOS – A praça da matriz ficou lotada de fieis durante a missa de abertura do tradiconal festejo em honra a Santa Ana, padroeira de Montes Altos. Realizado todos os anos entre os dias 17 e 26 de julho, o festejo deste ano é uma preparação para a segunda edição do Cirio de Nazaré de Montes Altos, que será em setembro.
As homenagens à padroeira vinham sendo preparadas há vários meses e toda a estrutura ficou pronta com três dias de antecedência. A expectativa dos fieis e do pároco Luzimar Moura da Luz era grande em razão do retorno as atividades normais após dois a nos de pandemia da Covid-19, período em que a festa foi muito prejudicada.
Padre Luzimar Moura ressaltou que o tema deste ano “Com Santa Ana queremos ser uma Igreja missonária em estado permanente de missão”, é um recado e pedido do Papa Francisco e Dom Francisco, o bispo diocesano, às comunidades.
“Na verdade essa questão quer dizer que é a igreja está mais aberta às comunidades e vice-versa. A igreja está mais aberta para favorecer o povo uma boa ambientação”, destacou o religioso.
Serão nove noites de festejo com novenas e celebrações de missas, por padres convidados.
Cada noite será um padre diferente e a Celebração Eucarstica do encerramento, que ocorre após a grande procissão terrestre, será presidida pelo bispo, dom Francisco.
O padre Elizer de Paula, pároco da catedral de Nossa Senhora de Fátima, em Imperatriz será o celebrante desta segunda-feira.
Atrações culturais
Todas as noites terão movimento de barracas na praça e música ao vivo. Nas barracas será possível encontrar pratos e bebidas típicos da cidade e região. Um dos momentos mais esperados no encerramento do festejo é o do festival de prêmios que tem como principal atração um automóvel Kwid da Renault 2022 0km. O valor da rifa para participar do festival de prêmios é de apenas R$ 10.
(Fotos: Assessoria-Divulgação).