Comércio de Imperatriz fechado no feriado da Proclamação da República
As lojas do centro comercial fecham no feriado e reabrem no dia 16, às 8h.
Raimundo Primeiro, especial para o Maranhão Notícias
IMPERATRIZ – O comércio de Imperatriz não funcionará nesta quarta-feira, 15 de novembro, feriado nacional da Proclamação da República, informa o presidente da Associação dos Lojistas do Calçadão (ALC), Luiz Paulo Barros Marques, acrescentando que a decisão segue determinação da Convenção Coletiva de Trabalho firmada entre os sindicatos patronal (Sindicom) e dos comerciários (Sincoimp). Ou seja, conforme o 1º Termo Aditivo da CCT 2022/2023.
De acordo com o presidente da ALC, a orientação do Sindicom é que o comércio da cidade esteja fechado amanhã.
“O acordo frisa que as lojas não funcionem na data. Portanto, seguiremos, voltando com nossas atividades normais na quinta-feira, a partir das 8 horas da manhã”, ressalta Luiz Paulo.
Luiz Paulo lembra que as regras não se aplicam aos setores de supermercados e farmácias, consideradas atividades essenciais e que podem funcionar em horário livre nesse dia.
Sobre a data
Por meio de nota, o Sindicom diz que “a Proclamação da República Brasileira ocorreu no dia 15 de novembro de 1889, na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império. É por isso que, nesse dia, celebra-se esse acontecimento, sendo decretado feriado em todo o território nacional. O processo de instauração do regime republicano no Brasil teve como antecedentes as várias crises institucionais que o reinado de Dom Pedro II sofreu ao longo das décadas de 1870 e 1880 e as manifestações ideológicas que permearam esse mesmo período”.
(Foto: Arquivo).