Conheça a história do presépio da Igreja de Santo Antonio, em Imperatriz
O autor da “casinha”, que é a base do presépio foi um ex-funcionário da Igreja Santo Antonio.
Maranhão Notícias
IMPERATRIZ – No dia 6 de janeiro, Dia dos Santos Reis, os católicos desmontam os presépios em um rito tradicional chamado “Queima das folhinhas”, que marca o encerramento das festividades natalinas.
Na paróquia Santo Antonio, pertencente a Diocese de Imperatriz, o presépio simples e construído de forma rustica é resultado do trabalho de um católico que era dedicado às coisas de Deus e a Igreja.
O autor construiu a “casinha” para o presépio na casa de João Maurício e Inalda Martins no Natal de 2019, e este ano o casal resolveu homenageá-lo com a obra na Igreja Santo Antonio. Falecido no início deste ano, Jerry Adriane, que era caseiro da igreja Santo Antonio, não teve oportunidade de fazer um novo presépio para o casal e , claro, não teve chances de ver sua obra na porta de entrada da igreja.
Na celebração da Missa de Natal, o padre José Ribamar abençoou o presépio, que em todas as celebrações virou referência dos fieis para fazer fotos e lembranças.
Confira a íntegra da nota sobre esse caso curioso em torno do presépio da Igreja Santo Antonio
História de Natal
Em dezembro de 2019, minha esposa tinha preparado a nossa árvore de Natal, quando chegou em casa o amigo Jerry Adriane (funcionário da igreja de Santo Antônio), que nas horas vagas fazia pequenos serviços de jardinagem . Ao ver nossa árvore montada, falou pra minha esposa que fizera uma casinha pra montar um presépio, pois seu sonho era fazer um presépio pra montar na igreja na época do Natal.
INALDA (minha esposa), pediu pra ele ir buscar, e dentro de poucos minutos num carrinho de mão ELE chega com sua obra, uma casinha feita de varas de árvore com a cobertura de palha de côco. Simples, porém bela pelo trabalho feito artesanalmente. Nosso amigo Jerry então presenteou a Inalda com sua obra, que aceitou de coração e montou na sala de casa o presépio. Passada as festividades de final de ano, ao desmontar o presépio, Jerry insistiu pra Inalda destruir aquela casinha, pois em 2020, ele iria fazer uma casinha mas linda.
Minha esposa por algum motivo guardou aquela obra.
No dia 16 de março deste ano, JERRY ADRIANE faleceu.
Perdemos um ótimo e prestativo amigo, homem simples, esposo carinhoso e Pai amado.
Mas a vida meus amigos, nos ensina coisas lindas em pequenos gestos.
Neste Natal, o presépio que ele NÃO pode montar em vida, foi montado na igreja de SANTO ANTÔNIO, justamente com a sua obra(a casinha simples que compõe o presépio), é alvo de elogios pela simplicidade do cenário, onde as pessoas tiram foto pra registrar a lembrança que retrata o nascimento do menino JESUS.
Hoje, na missa de NATAL, o padre Ribamar Vieira abençoou o presépio, com certeza nosso amigo JERRY sorriu e disse aos anjos lá no céu: – Vocês estão vendo, aquela casinha, fui EU quem fiz.
25/12 – Maurício Martins
(Fotos: João Mauricio Martins-Divulgação).