Corpo de Bombeiros vistoria arquibancadas que poderão ser liberadas para torcida nos jogos do Imperatriz
A vistoria visa liberar um lance de arquibancadas com capacidade de receber 1.300 torcedores durante os jogos do Imperatriz do Maranhense.
Maranhão Notícias
IMPERATRIZ – O 3º Batalhão de Bombeiros Militar de Imperatriz (3º BBM), realizou, no fim da manhã desta quarta-feira(16), uma vistoria técnica na estrutura de um lance de arquibancadas do Estádio Frei Epifânio, que fica por traz da área sentido a BR-010, passando ao lado da rua Delta. O objetivo foi verificar as condições de segurança dessa parte do estádio visando liberação para receber torcedores durante as partidas do Imperatriz pelo Campeonato Maranhense da 2ª Divisão, que começa dia 2 de setembro.
Acompanhado do diretor do estádio Cristiano Domingues e do vice-presidente do Imperatriz, Francisco de Assis, o tenente do Corpo de Bombeiros, Oziel Alves fez anotações que serão repassadas ao comando do quartel, a quem caberá liberar ou não ao acesso de torcedores na referida área.
O pedido para liberação do acesso de torcedores ao lance de arquibancadas com capacidade para 1.300 pessoas, partiu da diretoria do Cavalo de Aço que se comprometeu a atender as exigências de segurança, banheiros e isolar o setor do restante do estádio que está interditado.
“A gente foi designado pelo comandante do batalhão, tenente-coronel Isael para vistoriar ante a um laudo que a gente recebeu de um engenheiro da prefeitura, Carlos Elpidio, que foi quem fez a análise técnica para receber os torcedores”, disse o tenente Oziel.
Segundo o oficial, foram verificados itens como a situação da estrutura para receber as 1.300 pessoas, sinalização, iluminação de emergência, existência de hidrantes e as saídas de emergências, principalmente, estas últimas que são consideradas como “providências mínimas necessárias para uma reunião de público, nesse caso para a segurança de quem frequentar os jogos do Cavalo de Aço”.
Diante do laudo do engenheiro da prefeitura, a diretoria do Imperatriz já vem tomando as medidas necessárias e a vistoria foi uma espécie de “cheque list”. Algumas observações que ainda forem feitas a diretoria pretende atender no menor tempo possível.
“Então nossa parte aqui hoje é só fazer a vistoria nessa parte da arquibancada que segundo o laudo assinado pelo engenheiro Carlos Elpidio poderá ser liberada e nesse setor falta alguns pequenos detalhes de sinalização e iluminação, que deverá ser providenciado e estarei repassando tudo o que observei aqui para o comandante do batalhão, o tenente-coronel Isael Chaves que e ele vai dar andamento na liberação ou não”, ressaltou o tenente Oziel. Ele adiantou que, pela sua observação, o básico necessário foi providenciado e basta o clube fazer adaptações e tomar cuidados para não deixar torcedores passarem para áreas que estão interditadas. Não há informações sobre datas.
A interdição do Estádio Frei Epifânio
O Estádio Frei Epifânio foi interditado pelo Corpo de Bombeiros devido a uma série de fatos iniciados há dois anos quando um vendaval derrubou parte da cobertura. As obras estavam sendo concluídas um ano depois quando a outra parte da cobertura desabou. Por questões burocráticas, após esse desabamento a obra parou e novas vistorias descobriram falhas na estrutura que comprometem a segurança da torcida, o que resultou na ampliação da área interditada.
O lance de arquibancadas que fica por traz do gol que dá fundos para a BR-010 foi o único que não sofreu qualquer dano, e diante disso, a diretoria do Cavalo de Aço, com apoio do secretário de Infraestrutura, Fábio Hernandez, que também, é diretor do clube, passou a pleitear a liberação de parte da arquibancada em questão. Fábio Hernandez interviu junto com engenheiros para providenciar as adequações visando a liberação de parte das arquibancadas. As expectativas para essa liberação são grandes e vai amenizar um pouco da saudade da torcida em apoiar o Cavalo de Aço no Frei Epifânio.
O secretário da Secretaria de Desportos, Llazer e Juventude(Sedel), Luiz Gonzaga Pereira de Souza também fez solicitação ao Corpo de Bombeiros visando a realização da vistoria do estádio.
(Fotos: Dema de Oliveira-Sedel).