Covid-19:começa valer proibição da imprensa nos estádios do Maranhão
A partida entre Imperatriz x São José será às 19h deste sábado no Frei Epifânio.
Maranhão Notícias
SÃO LUÍS – A partir deste sábado(13), na partida entre Imperatriz x São José pela 5ª rodada, no Estádio Frei Epifânio, entra em vigor o decreto da Federação Maranhense de Futebol(FMF), que proibe a presença da imprensa esportiva nos estádios para a cobertura das partidas do Estadual. A entidade anunciou a medida no dia 9 deste mês como parte de contenções sanitárias do avanço dos casos do Novo coronavirus no Maranhão.
Segundo o documento, apenas 35 pessoas de cada delegação dos clubes, entre jogadores, comissão técnica e dirigentes terão direito de acesso aos estádios.
As emissoras de rádios, TV e outros veículos terão a entrada vetada, mas poderão fazer seu trabalho de transmissão via off-tube, a partir da cobertura que será feita pela TV FMF via You Tube.
Em nota, a entidade justificou que “A medida ficará em vigor enquanto perdurarem os números elevados de contagio da infecção no Estado e a medida, visa, também, preservar a saúde de profissionais de imprensa – uma vez que eles diminuem a circulação entre as cidades – e respectivamente segurança individual”.
O outro lado
A decisão desagradou a crônica esportiva que tentou discutir a medida com a FMF, mas sem sucesso.
O delegado interino da Associação de Cronistas Esportivos do Maranhão(Aclem), Marcelo Rodrigues disse que, ainda, enviou um expediente a FMF, mas não obteve qualquer resposta.
“É uma deliberação da Federação, a Aclem não fez nenhuma deliberação contrária, a não ser nós aqui que mandamos um expediente para o Hans Nina dizendo que em Imperatriz apenas a Rádio Mirante e as duas televisões(Mirante e Difusora), fazem transmissões dos jogos ao vivo e alegado que no estádio, fora as emissoras de rádio tem um grande número de pessoas que acompanha as delegações dos times, tanto visitante quando o local. Fiz a alegação quanto a possibilidade de fazer uma concessão de carater excepcional, mas Hans Nina não respondeu. Ele recebeu, não recebeu, passei para Luizinho, secretário de Esportes e Juventude, que encaminhou ao Hans Nina, mas também, não recebeu resposta de modo que vamos transmitir o jogo do modo que a federação quer(…)”, disse Marcelo Rodrigues.
Marcelo Rodrigues disse que a situação preocupa caso a TV FMF não venha para fazer a transmissão da partida.
“Que eles (TV FMF), são os únicos que são imunes. Só a equipe da federação pode entrar e fazer a transmissão do gjogo, e se ela não vir como vai ficar?. É um assnto para a gente fazer uma avaliação, porque as vezes você não quer só o entrevistado deles, você quer fazer sua matéria, mas a competição é deles”, complementou.
Trechos da decisão da FMF:
“Art. 6º – Visando garantir uma maior integridade da saúde dos profissionais de imprensa, a FMF, a ACLEM e representantes das equipes de rádio chegaram ao consenso:
I – Os jogos noturnos, nos dias úteis, serão realizados às 18:30h, a fim de adequar ao horário obrigatório da Voz do Brasil”, segue a nota da FMF.
(Foto: Arquivo).