Brasil

Datena poderá responder por agressão à Pablo Marçal, mas segue candidato a prefeito de São Paulo

A agressão foi durante debate da TV Cultura na noite desse domingo(15).

Maranhão Notícias

SÃO PAULO – O debate para prefeito de s São Paulo, realizado pela TV Cultura, na noite de domingo(15), foi interrompido depois, que em meio a uma discussão acirrada o candidato José Luís Datena ( PSDB), agrediu eu concorrente Pablo Marçal(PRTB) com uma cadeirada. Especialistas em direito eleitoral disseram que o episódio não tira o ex-apresentador de TV da disputa eleitoral, mas ele poderá ser responsabilizado criminalmente e responder a um procedimento interno do partido por falta de ética.

A agressão, que ganhou as redes sociais e dividiu opiniões dos internautas, e deu após Marçal ter provocado Datena o chamando de “arregão”. “Você atravessou o debate para dizer que iria me dar um tapa, e você não é homem nem para fazer isso — disse Marçal, antes de ser agredido. Em ato contínuo, o apresentador saiu de eu púlpito, pegou uma cadeira, dirigiu ao púlpito de Marçal onde o atingiu.

A assessoria de Marçal informou que ele foi levado ao Hospital Sírio-Libanês, na região central da capital paulista, onde deu entrada com ferimento nas costelas e tem dificuldade para respirar. Datena foi expulso, conforme as regras do debate.

“É lamentável que o debate tenha continuado mesmo sem a presença do candidato agredido. Pablo Marçal está ferido, com suspeita de fraturas na região torácica, e muita dificuldade para respirar. Esperamos que as medidas judiciais cabíveis sejam tomadas e contamos com as orações do povo”, afirmou a assessoria de Marçal em nota enviada à imprensa

Situação de Datena

Em nota divulgada à imprensa, o candidato Datena reconheceu que houve erro em sua atitude, no entanto, alegou que nas mesmas circunstâncias.  Alegou que nas mesmas circunstâncias, “não deixaria de repetir o gesto” e acrescentou “ter lavado a alma de milhões de pessoas que não aguentavam mais ver a cidade tratada com tanto desprezo e desamor por alguém que se propõe a governá-la, mas que quer mesmo é saqueá-la. de braços dados com o crime organizado”.

Ouvidos pelo site da Revista Istoe, alguns especialistas comentaram a situação do pleito eleitoral em ão Pulo após o episódio  lamentável.

Alexandre Rollo, especialista em Direito Eleitoral disse que na questão eleitoral propriamente dita não há possibilidade da candidatura de Datena ser impugnada. Ele lembrou que a legilação ó prevê punição para crimes como compras de votos, abuso do poder politico ou econômico dos meios de comunicação, participação de inauguração de obras.

Seguindo na mesma linha, a advogada Izabelle Paes Omena de Oliveira Lima, também especialista na questão eleitoral, adiantou que pode acontecer uma possível abertura de processo dentro do partido, por descumprimento de conduta imposta aos filiados. O processo iria avaliar se a conduta do candidato sobre ética, pessoal e profissional para verificar se a atitude de Datena foi condizente com as responsabilidades partidárias e manter as relações de urbanidade e respeito.  Após a conclusão do processo poderiam ser aplicadas sanções, suspensão de atividade e até expulsão. Até o momento, ainda, segundo o site da revista, esse procedimento não foi aberto. 

O site da revista disse ainda que o advogado Tassio Renam Souza Botelho, que representa Pablo Marçal, registrou um boletim de ocorrência contra Datena por lesão corporal e injúria,

(Foto: Reprodução vídeo TV Cultura).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *