Definido plano de segurança do Carnaval popular de Imperatriz
O Carnaval será aberto na tarde de sexta-feira, dia 17 de fevereiro com o circuito de rua.
Maranhão Notícias
IMPERATRIZ – Trezentos pessoas, entre agentes da Guarda Municipal (GMI), Secretaria de Trânsito e Transportes (Setran), profissionais de segurança de empresas terceirizadas, bombeiros e Polícia Militar (PM), vão trabalhar na segurança do Carnaval popular de Imperatriz. A reunião entre as lideranças desses órgãos e instituições de segurança para discutir o plano de ação foi realizada nessa terça-feira (7) da qual participaram representantes da Superintendência Municipal da Defesa Civil e Fundação Cultural.
No encontro foi definido o plano de ação da segurança da folia momesca que começa na tarde de sexta-feira (17), e encerra no dia 21, a terça-feira gorda de Carnaval com atividades no circuito Praça da Cultura e Avenida Beira-Rio. Na praça se apresentam blocos populares, enquanto que a Beira-Rio será o palco da banda nacional e bandas locais.
Foram definidos não só o aspecto da segurança, mas a logística para a entrada e saída dos shows, onde ficarão os pontos de bloqueios e as revistas que têm o objetivo de evitar a entrada de armas de fogo, facas e outros objetos cortantes, garrafas de vidros e outros para os locais de folia.
Com objetivo de garantir a segurança e coibir abusos como assedio ou importunação sexual, o comandante do 3º Batalhão da PM, tenente-coronel Clodoaldo Gonçalves da Silva, adiantou na reunião que 20% dos profissionais de segurança que vão aos locais de folia serão mulheres. A medida será importante para a realização de abordagens as mulheres, conforme prevê a legislação.
Para o presidente da Fundação Cultural, Paulinho Lobão, o Carnaval deste ano será o melhor Carnaval da Região Tocantina, e para isso acontecer, a segurança tem que ser primordial.
Para evitar acidentes, o superintendente municipal de Defesa Civil, Josiano Galvão adiantou que uma equipe da Defesa Civil vai ficar de plantão em uma base na Avenida Beira-Rio, onde seguirá protocolo de segurança e apoio a outras instituições.
A Setran informou que vai organizar os trajetos aos locais de festa, bloqueios e colaborar para reduzir os congestionamentos.
(Foto: Arquivo).