Imperatriz

Devotos se despedem do Cirio de Montes Altos com demonstrações de fé

A festa de encerramento, no domingo, reuniu milhares de fiies da cidade e vários municípios da Região.

Maranhão Notícias

MONTES ALTOS – Milhares de fieis participaram da procissão e Missa campal de encerramento do II Cirio de Nazaré de Montes Altos, cidade distante 668 km de São Luís e a 669 km de Belém(PA). O Círio foi realizado entre os dias 4 e 11 de setembro.

A programação de encerramento começou cedo com celebrações de Missas na igreja matriz de Santa Ana. Por volta das 17h30 os fieis saíram em procissão de uma comunidade localizada próximo ao açude, um dos pontos turisticos da cidade.

Com a entoação de cânticos e orações, os fieis percorreram aproximadamente 3,5 km pelas principais ruas e avenidas. Houve algumas paradas em frente a algumas casas cujos moradores montaram oratórios.  Padre Luzimar Moura parou para uma benção sacerdotal aos moradores, como aconteceu na residência do advogado Wlisses Sousa e da professora Maria de Lurdes, na avenida principal.

Alguns devotos pagaram promessas durante ou após a procissão, na missa celebrada por dom Francisco Lima, bispo diocesano de Carolina, a qual tem a paróquia de Nossa Senhora de Santana como área de evangelização.

A celebração eucarística de encerramento foi longa e emocionante. A praça da matriz na frente da igreja ficou tomada pelos fieis que chegaram da zona rural e de outros municípios da Região Tocantina.

A chegada da procissão foi um acontecimento. A imagem da santa foi retirada da berlinda (caixa de vidro e madeira onde a imagem de Nossa Senhora de Nazaré é transportada, no caso de Montes Altos sobre um carro puxado pelos guardas), e levada de forma triunfal ao altar. Na chegada crianças vestidas de anjos fizeram um corredor e ao lado deles voluntários seguravam tochas de fogo. Nesse ambiente, o padre Luzimar entrou seguido do bispo e do padre convidado, Giovanni Maria Incampo, entre outros, com a imagem passando sobre um tapete vermelho enquanto os anjinhos jogavam flores.

A celeração foi encerrada com a tradicional coroação de Nossa Senhora. Muitos fiies participaram da solenidade de coroação, dentre elas, aquelas que conseguiram bênçãos que foram agradecer.

O vaqueiro João Castro Filho e a esposa, a balconista Dávila dos Santos estiveram na solenidade para agradecer mais uma vez uma benção alcançada. Eles disseram que a filha única até agora, Maria Helena, de 6 meses, teve uma pneumonia e precisou ser entubada em um hospital de Imperatriz e o quadro de saúde era desesperador, mas após levar um vestidinho da criança para o padre Luzimar consagrar diante da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, a criança passou a melhorar o quadro de saúde até ser extubada e receber alta médica.

“Foi um milagre de Nossa Senhora que fez nossa filha se recuperar por meio de padre Luzimar que consagrou o vestindinho da Maria Helena”, disse João Filho.

Padre Giovanni Incampo, de 90 anos, disse que o Cirio de Montes Altos representa uma ligação muito forte com  Cirio de Belém. Ele parabenizou a coordenação do evento maranhense.

De acordo com Dom Francisco Lima, o Cirio vem crescendo a cada ano devido a fé do povo maranhense, em especial, de Montes Altos, que na sua simplicidade procura a Nossa Senhora.

O padre Luzimar Moura, também, avaliou o evento como um sucesso e projetou o Cirio do ano que vem como uma festa ainda maior para homenagear Nossa Senhora, a Rainha da Amazônia.

(Fotos: Assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *