Dioceses de Imperatriz e Carolina suspendem missas presenciais por 15 dias
A medida tem por finalidade conter o aumento no número de casos de covid-19.
Maranhão Notícias
IMPERATRIZ – As dioceses de Imperatriz e Carolina suspenderam, temporariamente, a partir do início desta semana, as celebrações de Missas presenciais em suas paróquias para conter o avanço dos casos de Covid-19. Durante os 15 dias, a contar do dia 8 de Março, os padres farão as celebração das missas pelas redes sociais e meios de comunicação.
No documento publicado em suas redes sociais, a Diocese de Imperatriz, informa que a medida foi tomada após reunião virtual realizada no último sábado(6), com 150 lideranças leigas de todas as paróquias, pastorais, movimentos e novas comunidades. Na mesma data o bispo, Dom Vilson Basso se reuniu com o clero, ocasião em que foi definido sobre a adoção das medidas sanitárias.
Os primeiros casos concretos citados no documento denominado “Novas orientações sobre celebrações presenciais no contexto da pandemia do coronavirus(covid-19)”, para justificar as medidas mais rígidas contra a infecção foram os diagnósticos de dois sacerdotes em Imperatriz e a necessidade urgente de suspender as missas em comunidades e igrejas matrizes devido ao alto índice de casos ativos de contaminação entre lideranças e membros das equipes de acolhida.
“No caso da paroquia Maria Mãe da Igreja, em Governador Edison Lobão, destaca-se, ainda, a difusão do coronavírus entre a população com níveis muito preocupantes”, diz trecho do documento lembrando que devido a alta taxa de ocupação de leitos de UTIs em hospitais da Região a situação chega a níveis críticos e existe a deficiência no sistema de saúde público e particular em atender a demanda elevada e o risco real de grave colapso.
Como fica
Até o 22 de março de 2021 todas presenciais em favor de enfermos e seus familiares na diocese de Imperatriz estão suspensas e passam a ser transmitidas pelas redes sociais e meios de comunicação.
As celebrações de batismo e matrimônio agendadas para o período deverão ser adiadas, mas caso não haja essa possibilidade deverão ser realizadas com a adoção rigorosa de todos os protocolos da diocese. As pessoas devem ser alertadas sobre os riscos que correm com as celebrações presenciais nessas situações especiais.
As igrejas devem permanecer abertas para acolher o fieis que desejarem nelas um lugar de recolhimento e oração, tomando se os cuidados de distanciamento e que antes de completar o prazo previsto, desta decisão, o bispo e os padres reunirão novamente para avaliar a situação e decidir que medidas serão tomadas nos dias seguintes.
Diocese de Carolina
Na diocese de Carolina, dom Francisco Lima Soares, também, ouvindo o conselho de padres e a comunidade baixou expediente em que suspende as Missas presenciais nas paróquias. A partir de agora as missas serão celebradas apenas pelas redes sociais e plataformas digitais da diocese.
“Querido povo de Deus, estamos vindo até para comunicar que, por orientação, nas duas semanas seguintes, nós vamos transmitir as missas on line e não teremos a missa presencial. É com uma certa decepção que a gente fala estas coisas, mas duas semanas vão passar rápido e para a Semana Santa já estaremos de volta. Peço a compreensão de todos”, disse o padre Luzimar Moura, pároco da igreja matriz de Nossa Senhora de Santa Ana, em mensagem de audio enviada aos fieis.
Na paróquia de Santa Ana as missas on line serão quarta-feira, às 19h30, domingo às 19h30 e na sexta-feira às 21h30 o padre realiza o programa “Amor e Paz”, ao vivo, em seu instagram pessoal.
(Foto:Arquivo).