Dom Francisco acolhe novas expressões de evangelização na Diocese de Carolina
Dom Francisco Lima Soares participou e aprovou o Acampamento Juvemil e Sênior realizado durante o Carnaval.
Maranhão Notícias
MONTES ALTOS – Os avanços tecnológicos e seus efeitos no cotidiano social mudaram o jeito de comunicar das pessoas,que podem acompanhar, e até interagir, num evento em tempo real de qualquer lugar que estiverem, dentre outros recursos. Para acompanhar essas mudanças e impulsionar a ação missionária, a Igreja Católica aprovou a implementação de novas expressões de evangelização das quais existem vários modelos e um deles é o campismo,que acaba de ser acolhido pela Diocese de Carolina, no Sul do Estado.
Após sete edições, já existe a compreensão de que os acampamentos contribuem e comema com o projeto de evangelização da Igreja, e muito por isso, o bispo sensível aos novos tempos da Igreja acolhe com amor esta nova expressão campista como um pai acolhe todos os filhos.
“Nosso bispo, dom Francisco Lima acolheu a proposta, dando abertura assim para as novas expressões de fé do povo cristão católico. Este projeto de evangelização evita em grande escala a evasão da Igreja nesses tempos modernos”, explicou o padre Luzimar Moura, coordenador do sitio e do Acampamento Juvenil e Sênior.
Como sugere o nome, o projeto acaba evangelizando toda a família por valorizar o amor de Deus e desperatar ou fortalecer a fé das pessoas. As atividades desenvolvidas com linguagem própria, forma e métodos que ajudam as crianças em preparação para a Primeira Comunhão, jovens, adolescentes, casais e adultos na fé, num evento que não por acaso é denominado de “grande pesca da igreja”.
No acampamento de cinco dias, segundo padre Luzimar, um dos objetivos que vem sendo atingidos é a promoção de um despertar,revigoramento da fé cristã para a vida eclesial.
Nova evangelização
O Projeto de Evangelização Juvenil e sênior da Diocese de Carolina é um dos modelos de evangelização aprovados numa conferência de bispos realizada no ano 2000 no Caribe, que teve o aval do Papa João Paulo II, e vem sendo implementado desde então.
Os novos métodos e linguagem que são querigmaticos e remetem ao primeiro anúncio da iniciação cristã, popularmente chamado no Brasil de Catequese.
“O acampamento no sitio é uma conversa pessoal consigo mesmo, com Deus e com a família, que o envolve os participante que são chamados de campistas por que se retiram para a zona rural, o campo, onde se desligam do mundo exterior”, ressaltou o padre, que define o projeto como o retorno ao primeiro amor(Cataquese).
(Fotos: Assessoria).