ELEIÇOES: Ciro Gomes e Lula são os primeiros a oficializarem candidaturas a Presidência
Ciro tenta chegar ao Planalto pela quarta vez e Lula se candidata ao cargo máximo do país pela sexta vez.
Maranhão Notícias
BRASÍLIA – Com o início do período de convenções partidárias no dia 20 de julho, os partidos começaram a definir seus candidatos a Presidência da República no primeiro turno das eleições, no próximo dia 2 de outubro deste ano. Até agora, apenas dois oficializaram as candidaturas ao palácio do Planalto, segundo informações do site G1.
O ex-ministro e ex-governador do Estado do Ceará, Ciro Gomes(PDT), foi o primeiro a ter o nome oficializado com o lançamento da candidatura no dia 20 de julho na convenção nacional do partido em Brasília.
Ciro Gomes tem manifestado críticas ao presidente Jair Bolsonaro e ao ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, de quem já foi ministro de governo. Esta é quarta tentativa de Ciro de se eleger presidente da República.
O Partido dos Trabahadores(PT) oficializou nessa quinta-feira(21), em em evento sua sede em São Paulo, a candidatura do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (governou o país de 2003 a 2010). Nas eleções de 2018, Lula não disputou as eleições em razão de ter sido preso num processo do tríplex de Guarujá, conduzido pelo então juiz federal Sérigo Mouro. A candidatura foi possível porque o Supremo Tribunal Federal(STF), anulou as condenações por entender que a Justiça Federal do Paraná, era incompetente para julgar os processos. Após ser solto, Lula passou a percorrer o pais e outros países na condição de pré-candidato a presidente.
Outros oito pré-candidatos deverão oficializar candidaturas até o dia 5 de agosto, entre eles o presidente Jair Bolsonaro(PL) e Simone Tebet(MDB).
(Foto: Reprodução Twitter).