Imperatriz

Festejo da padroeira de Imperatriz Santa Teresa D ´Ávila é lançado com mudanças

Em vez das procissões fluvial e terrestre, será realizada uma carreata pelas principais ruas da cidade.

Por Raimundo Primeiro especial

IMPERATRIZ – Com o tema “São felizes as vidas que se consomem na oração e na caridade”, foi lançado, na manhã desta quinta-feira (16/09), o 169º Festejo em Honra à Santa Teresa d’Ávila, padroeira e cofundadora de Imperatriz. Foi um evento para a imprensa, convidados e patrocinadores, realizado no piso superior do Salão Paroquial da Igreja Matriz, localizado na rua Frei Manoel Procópio, setor Beira-Rio. A Procissão Fluvial foi descartada.

A programação foi iniciada por volta das 8h30. Em entrevista ao Portal MARANHÃO NOTÍCIAS, o padre Edimar Arnaldo Gonçalves, pároco da Igreja de Santa Teresa d’Ávila, informou que esforços estão sendo ultimados para que o evento consiga superar as expectativas.

De acordo com o sacerdote, o objetivo religioso do festejo é reaproximar a comunidade local da igreja, principalmente os católicos, fazendo com que os imperatrizenses participem ativamente das ações, notadamente das missas, a exemplo do que acontecia antes da pandemia de covid-19.

Por sua vez, o lado social da festa busca arrecadar recursos para a instalação da energia solar na Paróquia de Santa Teresa d’Ávila. “Energia sustentável, que respeita o meio ambiente”, conforme destacou Maria das Dores, presidente do Conselho Paroquial.

Padre Edimar Arnaldo disse que o tradicional movimento de pátio, com comidas típicas regionais, será realizado todas as noites, após o terço e a celebração das missas.

Implementado no ano passado, com sucesso, o Leilão Virtual consta da programação. O responsável pelo acontecimento é João Maurício Martins, que já iniciou as atividades, visando fazer com que o “leilão envolva os imperatrizenses que moram aqui e em outras partes do país”, observou.

A edição 2021 do festejo em honra à Santa Teresa d’Ávila vai acontecer entre 6 e 15 de outubro, com o lema “Quando o coração reza, Deus responde”.

Fizeram parte da mesa de trabalhos os padres Edimar Arnaldo (pároco) e Genésio Araújo (vigário de Santa Teresa d’Ávila e reitor do Seminário Menor de Imperatriz), além de Maria das Dores (Conselho Paroquial).

Padre Genésio Araújo destacou a importância do apoio da imprensa na divulgação do festejo, fazendo, segundo ele, “ecoar a programação do evento”.

Professor 

Na sexta-feira, 15 de outubro, ocorrerá a missa em comemoração ao Dia do Professor.

 

Carreta

No mesmo dia, às 16h, uma carreata percorrerá as principais ruas de Imperatriz.

 

Prêmios

O “Festival de Prêmios” também foi confirmado, com diversificada premiação. As cartelas custarão 5 reais. Camisetas serão comercializadas a 28 reais. Todos os recursos serão investidos nas ações sociais da paróquia.

 

Ações sociais, um dia

Em 9 de outubro, sábado, compõe a programação o “Dia Social”, com várias atividades, entre as quais palestras, doação de alimentos e roupas.

Toda a programação seguirá os protocolos de segurança contra a disseminação do novo coronavírus.

(Fotos: Maaranhão Notícias).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *