Festejo de Sant´Ana, padroeira de Montes Altos é confirmado para julho com mudanças
Todas as celebrações serão por meio das redes sociais devido as medidas de distanciamento social.
Maranhão Notícias
MONTES ALTOS – “Não temas, eu estou contigo”, diz o versículo 10 do capítulo 41 do Livro de Isaías, escolhido como tema para o festejo on-line de Nossa Senhora de Sant´Ana ou Santa Ana, padroeira de Montes Altos, pacato município de 9.160 habitantes distante 694 km de São Luís, na região Sudoeste do Estado. As homenagens à padroeira serão entre os dias 18 e 26 de julho com celebrações transmitidas pelas redes sociais em razão das medidas de distanciamento social.
Pela programação divulgada, todos os dias, às 19h haverá a celebração de missa com um padre convidado, sendo que no encerramento a celebração será presidida por Dom Francisco, bispo da Diocese de Carolina.
O pároco Domingos Dias explica que a não realização da parte social da festa não significa que os fies não possam colaborar, ao contrário quem puder poderá fazer doações na seguinte conta: Banco Bradesco, agência 5389-9 e o número da conta corrente é 407-3 em nome da Diocese de Carolina.
Devido a pandemia, também, não será realizado o tradicional leilão de animais, mas a paróquia informou que os interessados podem fazer doações de prendas pelo telefone(99)98417-1489. Em anos anteriores o leilão era uma das atrações da parte social do festejo.
Com 47 anos, 14 deles de ordenação, padre Domingos revela que diante do atual momento em que atravessa a sociedade a realização do festejo torna-se um desafio maior que precisa ser mantido. E pede que as pessoas “não tenham medo porque servimos a um Deus e para ele nada é impossível”.
“Como o tema deste ano é Não temas, estou contigo, é isso que eu quero conclamar, exortar a todos aqueles que tenham acesso a esta mensagem, que não tenham medo porquê o Senhor está conosco e servimos aquele que para ele nada é impossível”, disse.
O sacerdote fez questão de dizer que com exceção das mortes, o cenário da pandemia vem trazer muitas lições, dentre elas o de tomar consciência de que “nós somos limitados, frágeis e que a grandeza de Deus precisava ser vista, que todos tomassem consciência dela”.
O pároco da paróquia de Sant´Ana disse que neste novo cenário do festejo e de tantos outros é algo novo, mas o que muda é apenas a forma de transmitir porque o que é de Deus não sofre alteração que é a sua palavra e a Eucaristia.
“Com exceção das enfermidades e dos óbitos, esta pandemia tem trazido muitas lições e dentre elas, das pessoas da família voltarem a se conhecer, pois os membros das famílias estavam convivendo como estranhos e os estranhos família estavam tendo mais convivência conosco do que os membros da família e foi preciso voltar a base”, disse para arrematar que “independentemente de credo, de denominação, de raça, língua ou cor, foi esse temor que todos reconheceram que nós dependemos de Deus e todos elevam suas suplicas a Deus de maneira muito intensa’”.
Confira a programação de lives
As celebrações serão em lives no instagram @paroquiasant_ana e no Facebook Domingos Dias
Dia 18-07: Padre Almir
Dia 19-07:Padre Régis
Dia 20-07: Padre Joãozinho
Dia 21-7: Padre Edgar
Dia 22-07: Padre Guimarãs
Dia 23-07: Monsenhor Filippo
Dia 24-07:Padre João Pedro
Dia 25-07: Padre Domingos Dias
Dia 26-07: Dom Francisco, bispo diocesano.
(Foto:Aldo Manoel-Divulgação).