Governo antecipa feriado e anuncia novas medidas restritivas contra a covid-10 no MA
O decreto que encerraria no domingo foi prorrogado com novas medidas restritivas.
Maranhão Notícias
SÃO LUÍS – O feriado estadual de Adesão do Maranhão a Independência do Brasil, celebrado anualmente no dia 28 de julho será antecipado para o dia 26 de março, e com isso a data vai vrar feriado prolongado(de sexta domingo). Esta é uma das medidas adotadas pelo Governo do Estado para frear o fluxo de pessoas nas ruas e conter o avanço do Novo coronavirus no Maranhão.
Durante entrevista coletiva virtual concedida na manhã desta sexta-feira(19), o governador Flávio Dino(PcdoB) anunciou outras decisões como a prorrogação do decreto atual até o dia 28 de março com as medidas restritivas como a redução do horário comercial e suspensão do serviço público e fechamento de bares e restaurantes.
O decreto mantém a suspensão das atividades não essenciais no final de semana dos dias 27 e 28 de março. Outra medida anunciada foi a suspensão das cirurgias eletivas na rede privada a partir de segunda-feira (22).
Flávio Dino, também, ressaltou que assinou, esta semana, um contrato para a aquisição de 4,582 milhões de uma vacina contra a covid-19(Sputnik) com eficácia de 91,96% de eficácia. O imunzante está sendo utilizado por mais de 40 países, e segundo o governadora negociação se deu após acompanhar os efeitos produzidos em Israel, Estados Unidos e Inglaterra.
Dino disse, na entrevista, que o Maranhão já recebeu 632 mil doses de vacinadas e distribuiu 438 mil. Deste total, 341 mil doses foram aplicadas pelos municípios.
Pouco antes de encerrara, Dino avisou que o Estado vai ofertar a vacina Sputinik V para os demais estados brasileiros, mas se o governo federal negar a oferta, as vacinas serão aplicadas apenas na população maranhense.
Confira resumo da coletiva do Governador Flávio Dino – 19/03/2021
- Aquisição de 4,582 milhões de doses de vacina Sputnik V.
- Regime vigente prorrogado até 28/03.
- Todo o Maranhão: antecipação do feriado de de 28/07 para 26/03.
- Todo o Maranhão: suspensão de atividades não-essenciais nos dias 27 e 28/03.
- Todo o Maranhão: suspensão das cirurgias eletivas na rede privada a partir de segunda-feira (22).
- Somente Ilha de São Luís: Bares e restaurantes continuam sem funcionar
- Somente Ilha de São Luís: Construção Civil das 7h às 16h.
- Somente Ilha de São Luís: Academias com capacidade de 50%.
- Somente Ilha de São Luís: Supermercados com capacidade de 50%, com uma pessoa por família.
(Foto: Governo do Estado do Maranhão).