Governo do Maranhão anuncia cancelamento do Carnaval 2021
Não existe data prevista para a realização do Carnaval, tudo vai depender da vacina contra a Covid-19.
Maranhão Notícias
SÃO LUÍS – As festas de Carnaval 2021 no Maranhão estão canceladas em razão da falta de vacina contra Covid-19 para realizar a imunização de toda a população. A informação é do portal G1 Maranhão, atribuida a Secretaria de Estado da Cultura (Secma).
Desde o início da pandemia que o Governo do Estado vem publicando decretos com medidas de rígidas ou flexibilização para tentar diminuir os riscos de contiminação pela Covid-19 e no decreto do nº 38.418, de 18 de dezembro de 2020, o governador Flávio Dino (Pcdo B), já havia antecipado que em relação ao Carnaval que o governo iria analizar todas as possibilidades até o dia 25 de janeiro em consulta pública com as prefeituras levando-se em conta a situação da infecção em cada município.
Segundo informou o site, a decisão de cancelar a festa momesca será publicada na edição do Diário Oficial desta sexta-feira(22). Não há outra data prevista para o Carnaval no Estado.
No decreto será incluída a proibição de realização de qualquer evento de grande porte que cause aglomerações. Qualquer evento festivo só aqueles que ofereçam segurança sanitária e claro, seja autorizados pelas autoridades da aérea da saúde e prefeituras.
A medida anunciada agora, ocorre dias após o Ministério Público do Maranhão (MP-MA) ter emitido uma recomendação em que pede o cancelamento de festas e demais eventos durante o Carnaval como forma de evitar aglomerações de pessoas.
Nota da Secma
“A Secretaria de Estado da Cultura (Secma) informa que, em razão da falta de vacinação em massa contra a Covid-19, o Governo do Maranhão decidiu não realizar qualquer evento que gere grandes aglomerações, a exemplo do carnaval. Eventos desse porte só serão retomados pela gestão estadual quando houver segurança sanitária e liberação das autoridades de saúde competentes.
Também não há previsão de nova data para celebração do carnaval 2021. A definição de um novo calendário da festividade no Maranhão dependerá da liberação das autoridades em saúde pública.
A Secma esclarece ainda que continuará realizando ações em apoio aos profissionais da arte, assim como foi feito em 2020, quando foram lançados editais públicos com recursos estaduais e por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei Federal n° 14.017/20), que beneficiou mais de 3.000 fazedores de cultura de todo o Maranhão.
A fiscalização de festas privadas de pré-carnaval que eventualmente descumpram o decreto estadual n° 36.203, de 30 de setembro de 2020 – norma que autoriza apenas eventos com no máximo 150 pessoas – cabe às prefeituras, à Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa) e à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).”
(Carnaval em Barra do Corda-MA. Foto: Arquivo).