“Há um distanciamento muito grande entre o homem e a natureza”, alerta José Ribeiro em livro
Os livros “O Pacto da Floresta” e “O Estupro”, podem ser encontrados na Academia Imperatrizense de Letras(AIL), e no caso do Pacto pode ser encontrado na Amazon.
Maranhão Notícias
IMPERATRIZ – O professor, escritor e delegado de Polícia Civil José Ribeiro de Oliveira está divulgando as novas edições de dois livros de sua autoria em que aborda dois temas importantes: o o meio ambiente e a tríade “A lei, o direito e a justiça”.
A 2ª edição de “O Pacto da Floresta”, uma fábula mesclada de romance que joga luz sobre o problema da poluição do meio ambiente com abordagem simples que é recomendável para todos os públicos, inclusive na sala de aula enquanto que “O Estupro” é voltado para operadores e estudantes do direito.
“Este livro é muito interessante por que traça diálogo entre os humanos e os outros animais, que nós atualmente chamamos de bicho. A ideia é mostrar que há um distanciamento muito grande nessa relação do homem com a natureza”, explicou José Ribeiro.
A obra, que pretende provocar uma reflexão profunda sobre as ações que afetam e prejudicam o meio ambiente apresenta um diálogo entre os animais da floresta e o homem, no qual os “bichos” questionam sobre o motivo de tanto descaso com a natureza.
Com grande habilidade o professor Ribeiro narra o diálogo ocorre recheado de muita poesia, reflexões, e muito humor.
“Se olharmos ao nosso redor todo mundo fala dessa questão da poluição sonora, a poluição ambiental, mas ninguém produz ações de forma individualizada para que gere efeito significativo, nessa relação”, alertou, acrescentando que, também, há casos em que o ambientalista, que cobra da sociedade, não faz sua parte para que “possamos ver os efeitos coletivos desses comportamentos individuais”. Em outras palavras, como o homem deve se comportar individualmente para poder exigir do outro uma reciprocidade ou as mesmas práticas.
O livro encerra com algumas propostas e sugestões para o tema com exemplos.
O estupro
O segundo livro que está sendo divulgado por José Ribeiro é a 3ª edição de “O Estupro, a lei e a justiça”, voltado para o público acadêmico, especialmente que está cursando graduação em Direito e aplicadores do direito.
A obra é o resultado de vivências do autor durante muitos anos em sala de aula e tem este título propositalmente para chamar a atenção.
“A gente percebe que é importante um diálogo apropriado entre a lei, o direito e a justiça, que são coisas que andam paralelamente, mas que devem se encontrar lá no final com seus efeitos”, disse.
Ribeiro detalhou sobre a importância dos três itens para a sociedade.
“Então é importante que a gente faça uma reflexão sobre isso, a lei que é o direito posto, codificado e positivado e o direito que é mais amplo que você vai estudar nas enciclopédias para entender toda essa complexidade”, disse para arrematar “A justiça que é a finalidade maior no fim da questão. A justiça não existe para dar direito a ninguém, assim como, também, a lei, mas sim para garantir um direito que já se tem”.
(Foto: Maranhão Notícias).