Helicóptero com o presidente do Irâ abordo cai em área montanhosa na fronteira com Arzebaijão
As noticias sobre o acidente, ainda, são poucas, mas a TV Estatal iraniana fala em “pouso forçado”.
Maranhão Notícias
DUBAI – O helicóptero que transportava o presidente do Irã, Ebrahim Raisi e seu ministro de relações exteriores, caiu neste domingo(19) quando passava por uma área montanhosa, na fronteira com o Azerbaijao, durante uma tempestade. As agências de notícias internacionais aguardam novas informações sobre o acidente acontecido a cerca de 600 quilômetros a noroeste da capital iraniana, Teerã.
A TV Estatal iraniana foi cautelosa na divulgação das informações. A emissora confirmou que o presidente estava abordo e estava voltando de uma viagem oficial para inaugurar uma barragem e classificou o acidente como um “pouso forçado”.
Ainda segundo a mesma fonte estatal, o ministro do Interior, Ahmad Vahidi, disse que as equipes estão “a caminho da região, mas devido ao mau tempo e à neblina pode levar algum tempo para chegarem ao helicóptero.”
Ja a agência de notícias da República Islâmica (IRNA) divulgou a informação sobre o acidente dizendo que o helicóptero caiu ao tentar aterrissar na região de Varzaqa. No avião, também, estava Hossein Amirabdollahian, o governador da província iraniana do Azerbaijão Oriental e outras autoridades.
Quem é Ebrahim Raisi
Raisi, de 63 anos, está no terceiro ano de mandato e realiza um governo marcado pelo endurecimento das leis morais que executa ações duras e sangrentes contra protestos antigoverno. O govenro dele, também, pressiona nas negociações nucleares com potências mundiais. De acordo com agencias internacionais, muitas pessoas vêm Raisi como forte candidato a ser o sucessor do líder supremo do Irã, Aiatolá Ali Khamnei, que já endossou muitas decisões de Raisi.
As informações são das agências Pública, G1 e Rewters.
(Foto: Presidência do Irã-ATTP Arquivo).