IBGE anuncia “Disc Censo” para agilizar coleta de dados em 80 cidades do MA
Em Imperatriz, o coordenador estadual do Censo do IBGE, lançou o “Disk Censo”.
Maranhão Noticias
IMPERATRIZ – Com objetivo de auxiliar na coleta de dados do Censo 2022 no Maranhão, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou nessa quarta-feira (21) o “Disc Censo”, um número de telefone exclusivo para atender o cidadão que ainda não teve tempo ou condições de atender o recenseador. O telefone 137 está disponível para aproximadamente 80 municípios do Maranhão.
Iniciada em agosto, a coleta já foi realizada em quase 2 milhões de lares maranhenses, sendo que mais de 265 mil pessoas responderam ao questionário do IBGE. Atualmente cerca de 90% da população já foi recenseada e o recenseamento está dentro do previsto.
Diferentemente de Imperatriz, vários municípios estão com o levantamento abaixo do esperado e são para eles que o ”Disk 137” foi disponibilizado. Na Região Tocantina o telefone está disponível para municípios como João Lisboa, Cidelândia e Davinópolis.
O coordenador do Censo do IBGE no Estado, João Ricardo, disse que o cidadão poderá ligar para o número 137 e informar que ainda não foi visitado por um recenseador. De posse dessa informação, a Central vai adotar a medida cabível que deverá encaminhar um recenseador até a residência do cidadão.
“É bom que antes a pessoa se informe com os moradores por que as vezes outra pessoa prestou informação e não comentou. Então ela vai ligar, dar seu nome e o endereço e na central telefônica o atendente vai verificar, se não foi recenseado vai repassar essa informação para a superintendência estadual e nós vamos dar o devido encaminhamento(…)”, disse o coordenador.
Após prorrogação do prazo por três vezes, e a previsão de termino é para janeiro de 2023.
O índice de recusa do Censo pela população em Imperatriz é de 0,8% enquanto que no Maranhão é 1,3%. Dentre os problemas enfrentados pelo IBGE para a realização da coleta de informações está a desistência de recenseadores, o que obriga a convocação de seletivados para reposições e a recusa por parte das pessoas.
A coleta de informações pode acontecer na forma presencial, por telefone e pela internet.
(Foto: Divulgação).