IHGI inicia roda de conversa sobre a “História da Cultura”, nesta terça-feira
O evento inicia-se às 19h30 no auditório da Uemasul.
Raimundo Primeiro especial para o Maranhão Notícias
IMPERATRIZ – O Instituto Histórico e Geográfico de Imperatriz (IHGI), inicia nesta terça-feira(22), uma roda de conversas com o tema “História da Cultura”. A professora doutora no curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranh]ao(UFMA), e presidente do Instituto, Roseane Arcanjo Pinheiro, vai abrir a roda de conversa que ocorre a partir das 19h30, no auditório do prédio principal da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), na rua Godofredo Viana, nº 1300, Centro.
Em entrevista, a educadora fala sobre o evento.
Como nasceu a ideia da Série “Roda de Conversa”?
ROSEANE ARCANJO – A proposta foi discutida com a Diretoria do Instituto, onde foi aprovada, e teve também o apoio dos membros. O propósito é divulgar as pesquisa dos integrantes do IHGI junto à comunidade, estimular as parcerias e fortalecer os laços entre todos.
Quais os objetivos?
ROSEANE ARCANJO – Queremos mostrar os esforços dos pesquisadores que são integrantes do IHGI.
O IHGI conta com quantos membros?
ROSEANE ARCANJO – Hoje somos 40 membros, mas temos 10 vagas ainda.
O que falar?
ROSEANE ARCANJO – Há muitas pesquisas relevantes sobre a história e as memórias de Imperatriz.
O que se pretende/resultados da ação?
A finalidade é depois produzir ebooks e livros impressos com as pesquisas descritas. Faremos quatro rodas de conversa, serão mensais, entre agosto e novembro.
Como será desenvolvida?
ROSEANE ARCANJO – Serão escolhidos temas a partir dos estudos realizados pelos nossos integrantes. O primeiro tema é a “História da cultura”. Escolhermos os convidados, que são membros do IHGI, através da afinidade com o assunto.
Tempo de duração?
ROSEANE ARCANJO – Cada pesquisador terá 15 minutos para fazer um resumo da pesquisa. Depois vamos abrir para perguntas. A duração completa do evento deve ser de uma hora e meia.
A “Roda de Conversa” começa com o tema “História da Cultura”?
ROSEANE ARCANJO – É um tema amplo e a ideia é mostrar a diversidade de abordagens nessa área. Teremos pesquisas sobre o jornalismo como lugar de memória; o futebol e a contribuição de frei Epifânio d’ Abadia; a trajetória de Carlota Carvalho e a história da fotografia em Imperatriz.
(Foto: Rosene Ribeiro- Divulgação).