Justiça Eleitoral e PM definem ações de segurança nas eleições em Imperatriz e Região
A PM vai usar o Serviço de Inteligência para combater crimes eleitorais como o derramamento de “santinhos” perto de locais de votação.
Maranhão Notícias
IMPERATRIZ – A Justiça Eleitoral se reuniu, na manhã desta quarta-feira (11), com comandantes de várias unidades da Polícia Militar na Região Tocantina para abordar sobre a segurança nas eleições municipais do próximo domingo, dia 15 de novembro. Realizada na sede do Comando de Policiamento Interior (CPAI-3), na Avenida Industrial, Bom Sucesso, em Imperatriz, a reunião foi estratégica.
O juiz Adolfo Pires da Fonseca Neto, titular da 92ª Zona Eleitoral e a cabo PM Rosyvânia, especialista em Direito, ministraram palestra e tiraram dúvidas dos militares quanto a ação no pleito eleitoral.
O magistrado disse após o encontro que a PM está pronta para garantir a segurança das eleições e apoiar o trabalho de juízes e promotores eleitorais, além de demais serventuários da Justiça Eleitoral.
“Estamos aqui reunidos com todos os comandantes de policiamento e destacamento da Região Sudoeste do Estado e Tocantina do Maranhao no qual eles estão preparados no tocante aos eventuais crimes eleitorais que possam ocorrer, como por exemplo, compra e vende de voto, boca de urna”, disse.
O magistrado acrescentou que a PM garantiu que vai colocar o Serviço de Inteligência para tentar reduzir eventuais derrames de material publicitário de campanha, os conhecidos santinhos, como acontecem na madrugada da véspera das eleições, além da segurança no transporte das urnas para os locais de votação e no dia do pleito.
“Caso haja algum crime de desordem, fila, aglomeração o presidente da secção eleitoral poderá acionar a Polícia Militar que está preparada para resolver todos os problemas”, reforçou.
O comandante da CPAI-3, coronel Raimundo Andrade avaliou a reunião como muito importante para o trabalho da PM.
“Este foi mais um treinamento que a Polícia Militar fez, estamos há mais ou menos trinta dias participando de eventos deste tipo visando fundamentar mais ainda a ação do policial militar no transcorrer do pleito eleitoral. Quanto mais conhecimento sabemos que é melhor para o desenvolvimento da atividade policial”, disse o coronel Andrade.
O oficial lembrou que o evento foi exclusivo para os comandantes de destacamentos e grupamentos como medida de prevenção a Covid-19.
“Não pudemos reunir todo o nosso pessoal, mas tivemos a preocupação de reunir todos os comandantes para que eles possam receber e levar esses conhecimentos para nossa tropa, para que no dia 15 estejamos todos preparados em condições de prestar um serviço de eficiência e garantir a saúde da democracia”, complementou.
O major Claudiney disse que o 14º BPM, onde comanda, está dentro das expectativas.
“Está tudo preparado, o efetivo designado para efetivar a partir de sexta-feira, nas demais localidades como Davinópolis, Senador La Rocque e João Lisboa. As diretrizes já foram repassadas para nossos oficiais que vão trabalhar diretamente nestas eleições bem como o policiamento ordinário que continua normal (serviço 24h continua norma), e as designações com relação aos policiais que vão trabalhar diretamente nas eleições”, detalhou o comandante Claudiney.
Operação Eleições 2020
A Operação Eleições 2020 já vem sendo realizada há cerca de quinze dias. A partir desta quinta-feira a CPAI-3 recebe reforço de policiais de outras regiões do Estado, como de São Luís, assim como haverá remanejamento de policiais de Imperatriz para outras unidades da região. O comandante não falou em números de policiais que virão de reforço.(Fotos: Maranhão Noticias).