Lençóis Maranhenses e Manaus estão entre os melhores destinos em 2023
O Parque Nacional dos Lençois Maranhenses foi apontado pelo jornal The News York Times como um dos melhores destinos para se visitar em 2023.
Por Gabriel Corrêa, da Agência Brasil
SÃO LUÍS – Um enorme deserto com a extensão de uma grande cidade. Por trás de cada duna gigante de areia branca, uma imensa lagoa natural de água transparente. É difícil descrever as belezas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
Esse cenário paradisíaco é um dos melhores destinos para se visitar em 2023, de acordo com o ranking publicado pelo jornal norte-americano The New York Times. A publicação elegeu os 52 melhores destinos mundiais para o turismo e o Parque dos Lençóis, no Maranhão, e a capital do Amazonas, Manaus, representam o Brasil nessa lista, na 11º e na quadragésima primeira posição, respectivamente.
A fama do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses tem crescido após o período de pandemia. De acordo com o proprietário de uma agência de turismo, Max Belmiro, que trabalha na região há uma década, o perfil do turista está muito mais diversificado nos últimos dois anos. Se antes, os brasileiros que visitavam a região eram majoritariamente de São Paulo e Rio de Janeiro, e os estrangeiros eram franceses, hoje em dia está difícil definir um perfil.
Segundo o agente de turismo, o que mais chama atenção no Parque é o pôr-do-sol e as possibilidades de passeios fora de estrada em veículos 4×4 pelas dunas. Se tiver muito calor, sempre dá para se refrescar em uma lagoa ali pertinho. Elas se formam no período chuvoso. Alguns turistas ainda se aventuram na travessia do deserto a pé, de helicóptero e até podem pernoitar nesse oásis com 155 mil hectares, que também abriga outros ecossistemas, como restinga e manguezais.
As belezas de Manaus
Já na cidade de Manaus, outro destaque brasileiro do ranking de melhores destinos do The New York Times, entre os principais atrativos de lá estão a culinária e os ingredientes da região. O jornal norte-americano destaca pratos indígenas, como o caldo de tacacá, o suco de tucupi (extraído da raiz da mandioca), o inhame roxo fermentado e a pimenta malagueta usados no tempero dos peixes.
A publicação estrangeira ainda chama atenção para os ingredientes das “formigas com sabor de capim-limão e costela de tambaqui”. Pratos deliciosos, desconhecidos até por boa parte dos brasileiros.
(Foto: Pixabay).