MP divulga balanço de ações do primeiro turno das eleições em Imperatriz
Os dados foram divulgados pelo Ministério Publico nesta quarta-feira(9),
Maranhão Noticias
IMPERATRIZ – Três candidatos a vereador foram conduzidos pela policia à delegacia pela prática do crime de derramamento de santinho das proximidades dos locais de votação, cuja pena é de detenção de 06 meses a 1 ano. Durante a fiscalização, também, foram recolhidas mais de 80 bandeiras em vias públicas, que é um tipo de propaganda proibida no dia da eleição e apreendidas 14 caixas de santinhos que seriam derramados em vias pública.
Os dados fazem parte de um levantamento divulgado somente nesta quarta-feira(9), três dias após as eleições, pelo Ministério Público do Maranhão.
Após todos os levantamentos foram ajuizadas 84 representações em face de candidatos a cargos eletivos no Município de Imperatriz, em razão do derramamento de santinhos nos locais e proximidades das seções eleitorais.
“Importante esclarecer que essas representações têm por objetivo a condenação desses candidatos ao pagamento de multa, que pela Lei 9.504/1997 varia de R$ 2.000,00 (dois mil) a R$ 8.000,00 (oito mil reais)”, diz trecho de nota divulgada pelo MP.
As representações foram ajuizadas pela promotora eleitoral auxiliar da 33ª Zona Eleitoral, Glauce Mara Lima Malheiros. A fiscalização teve o apoio da Policia Militar e os três candidatos foram apresentados na Delegacia da Policia Federal. Esse tipo de crime tem pena de detenção de 06 meses a 01 ano.
(Derramamento de material de campanha(santinhos) aconteceu em praticamente todas as secções eleitorais. Foto: Maranhão Noticias).