MP recomenda que bancos não se recusem a abrir contas bancarias a candidatos
A Recomendação partiu do promotor eleitoral Pofahl Bíscaro.
Ministério Público/Divulgação
IMPERATRIZ – O Ministério Público Eleitoral expediu, na última quinta-feira, 1º, Recomendação a todos os bancos públicos e privados da comarca de Imperatriz para que não se recusem a realizar a abertura de conta bancária a candidatos e partidos políticos durante todo o período eleitoral.
Assinada pelo promotor de justiça eleitoral Sandro Pofahl Bíscaro, a manifestação ministerial é fundamentada na Resolução nº 23.607/2019, do Tribunal Superior Eleitoral, que determina a possibilidade de candidatos e partidos políticos arrecadarem recursos com a abertura de conta bancária específica para movimentação financeira de campanha.
Os bancos devem seguir o Comunicado nº 35.979/2020, do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro Nacional, onde é estabelecido que bancos comerciais, bancos múltiplos em carteira comercial e a Caixa Econômica Federal devem realizar a abertura das contas solicitadas por partidos políticos e seus candidatos no prazo de até três dias úteis.
As instituições bancárias devem informar o acolhimento da Recomendação no prazo de 72 horas, sob pena de imediata responsabilização civil, criminal e administrativa. (Foto: Maranhão Notícias).