Operação nacional da PF contra fraudes bancárias cumpre mandados de busca em Imperatriz
A operação “Não seja um laranja’ cumpriu mandados de busca e apreensão em 13 Estados e no Distrito Federal.
Maranhão Notícias com informações da Polícia Federal
SÃO LUÍS – Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos na cidade de Imperatriz, a 636 km de São Luis, na manhã desta terça-feira(2), como parte da Operação “Não seja um laraja”, deflagrada simultanemante em 13 Estados e no Distrito Federal. A ação policial vista desarticular uma quadrilha que vinha praticando fraudes em contas eletrônicas em contas bancárias de diversas instituições bancárias do país e já causou prejuízos que totalizam R$ 18,2 milhões.
Em Imperatriz foram apreendidos 18 cartões de terceiros e 21 cartões bancários em nome do alvo do mandado, que foi intimado para ser inquirido.
A operação visou cumprir 43 mandados de busca e apreensão nos Estados da Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) e no Distrito Federal. Polícias Civis do Distrito Federal, Pará e São Paulo participam da ofensiva contra a organização criminosa.
Investigações
Graças as investigações da Polícia Federal, foi detectado aumento considerável da participação consciente de pessoas físicas em esquemas criminosos, para os quais “emprestam” suas contas bancárias, mediante pagamento.
Este “lucro fácil”, com a cessão das contas para receber transações fraudulentas, possibilita a ocorrência de fraudes bancárias eletrônicas que vitimam inúmeros cidadãos. Tais pessoas são conhecidas, no jargão policial, como “Laranjas”.
(Fotos: Polícia Federal-Divulgação).