Imperatriz

Padre Giovanni Incampo, da Basílica de Nazaré, participa do Círio de Montes Altos

A programação especial deste sabado(10), antecede o encerramento do Cirio amanhã com celebração de dom Francisco Lima, bispo de Carolina(MA).

Por Raimundo Primeiro, especial para o Maranhão Notícias

O ponto alto da programação da segunda edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré de Montes Altos, a 65 quilômetros de Imperatriz, iniciado em 4 de setembro, domingo, vai acontecer nesse fim de semana, quando diversas atividades estarão acontecendo, conforme informações repassadas a reportagem, na manhã dessa sexta-feira, 9, pela Coordenação. Com uma semana de duração, o evento religioso será encerrado na noite de hoje.

Agora em 2022, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré de Montes Altos tem como tema “Com Maria por uma Igreja Sinodal”, cujo encerramento será no domingo, 11. Todas as noites, estão acontecendo Consagração e a celebração da Santa Missa. Na quinta-feira, às 19h, foi realizada a Oração do Terço.

No sábado, 10, será realizado o Traslado, com a Procissão Luminosa, às 18h, com saída da porta da Igreja São Francisco até a Igreja Matriz (Nossa Senhora de Santa Ana), localizada no Centro de Montes Altos, onde será celebrada uma missa pelo padre Giovanni Maria Incampo, da Basílica de Nazaré, fundador da Guarda do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém do Pará, residente no Brasil desde 1969, que presidirá missa, às 19h30.

Dia com Maria 

As atividades continuam no domingo, 11, com “Um Dia com Maria”, das 8h às 15h. Depois, a partir das 17h, vai acontecer a Procissão do Círio, saindo da Igreja São Batista. De carro, a Berlinda segue por ruas centrais até a Igreja Matriz.

O evento vai ser encerrado com uma missa, a ser presidida por Dom Francisco Lima Soares, bispo da Diocese de Carolina, da qual o município faz parte. Vai haver Consagração e Bênção do Círio 2022.

Pároco

A Igreja Nossa Senhora de Santa Ana, padroeira de Montes Altos, tem como pároco o padre Luzimar Moura. Desde a sua primeira edição, a festa religiosa conta com a Guarda de Santa Ana, a exemplo do que ocorre, há mais de 45 anos, na capital paraense, com a Guarda de Nazaré abrilhantando a maior manifestação religiosa mariana do planeta.

Sobre o padre Giovanni Maria Incampo

Padre Giovanni Maria Incampo, nasceu em Altamura, cidade italiana da região metropolitana de Bari, capital de Puglia, em 11 de março de 1932. Aos 15 anos ingressou no Seminário Barnabita, realizando o sonho que nutria desde de criança de ser Religioso e missionário. Professou os primeiros votos aos 17 anos, em setembro de 1949. Estudou filosofia em Florença e Teologia em Roma e foi ordenado em 31 de dezembro de 1956.

Após 12 anos de ministério sacerdotal na Itália, atuando especialmente em Casas de Formação, chegou ao Brasil, especificamente no Rio de Janeiro, de navio, em 12 de outubro de 1969, dia em que se comemora Nossa Senhora Aparecida e, naquele ano, do Círio de Nazaré. Considera-se hoje mais brasileiro que italiano. No dia 4 de outubro de 2016, durante a celebração que marcou a abertura oficial do Círio, foi empossado pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, como Pároco de Nazaré, retornando ao cargo ocupado anos antes.

(Foto: ).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *