Imperatriz

Pandemia faz mudar homenagens à padroeira de Imperatriz, Santa Teresa D´Ávila nesta quinta

Não serão realizadas hoje(15) as tradicionais procissões fluvial e terrestre.

Maranhão Notícias

IMPERATRIZ – Celebrações de missas presenciais em vários momentos do dia com a adoção rigorosa de medidas sanitárias estão previstas para esta quinta-feira (15), feriado municipal em homenagem ao Dia de Santa Teresa D´Ávila padroeira e cofundadora de Imperatriz. O ponto alto será o encerramento do festejo à noite com uma celebração que será presidida pelo bispo, dom Vilson Basso.

A programação teve inicio às 6h30 com a primeira missa, às 8h com a tradicional missa dos professores sucedida de uma carreata pelas principais ruas e avenidas da cidade com a imagem original de Santa Teresa, aquela trazida por Frei Manoel Procópio na época do descobrimento da cidade, as 15h celebração e o encerramento às 19h30 com o bispo diocesano.

O trajeto da carreata inclui a passagem pela porta de hospitais e igrejas no Centro.

O padre Edmar Gonçalves, pároco da igreja matriz, disse que como parte dos protocolos de prevenção a Covid-19 não serão realizadas as tradicionais procissões fluvial e terrestre. Em contrapartida, a igreja vai ficar aberta com a imagem da santa durante o dia inteiro para que os fies possam pagar ou agradecer pelas bênçãos recebidas. Em anos anteriores os devotos costumavam pagar suas promessas durante as procissões.

Padre Edmar Gonçalves reafirmou que os fieis podem participar de toda a programação, mas pediu que elas atendam as medidas de prevenção a Covid-19 como o distanciamento, uso de máscara de proteção facial e uso de álcool gel entre outros.

Santa Teresa

Santa Teresa é uma santa de origem espanhola. Segundo a Igreja Católica, Teresa era uma freira que deu grande contribuição para a própria Igreja e ao processo de evangelização, também, é chamada de doutora da igreja.(Foto: Arquivo).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *