Polícia Federal realiza operação de combate a crimes ambientais no Pará
O STF mandou quebrar o sigilo bancário do ministro de Meio Ambiente, Ricardo Salles e afastamento de dez servidores do IBAMA
Maranhão Notícias
BRASÍLIA – A Polícia Federal está realizando nesta quarta-feira(19), a Operação Akuanduba, que se refere a uma divindade da mitologia dos índios Araras, que habitam o estado do Pará, com objetivo de combater crimes contra a administração pública e meio ambiente. A ação foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF),Alexandre de Moraes.
Segundo informações do site G1, no ambito dessas investigações, ministro determinou a quebra de sigilos bancário e fiscal do ministro do Meio Ambiente Ricard Salles e o afastamento de Eduardo Bim do comando do Ibama que apura a exportação ilegal de madeira para a Europa. Salles está sendo investigado para saber se ele dificultou as investigações sobre o caso.
Dez servidores do Ibama foram afastados de seus cargos e estão sendo alvos dessa operação policial.
Ainda de acordo com o site, Alexandre de Morães determinou a suspensão imediata da aplicação de um despacho emitido em fevereiro de 2020. Esse documento permitia a exportação de produtos florestais sem a necessidade de emissão de autorizações de exportação.
A operação cumpre 35 mandados de busca e apreensão e está sendo realizada por 160 policiais federais. Os mandados são cumpridos no Distrito Federal e nos estados de São Paulo e Pará.
(Foto:Arquivo).