Imperatriz

ACII realiza, nesta sexta, mutirão de doação de sangue ao Hemomar em Imperatriz

Diretores e conselheiros da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz(ACII), realizaram mutirão de doações de sangue nesta sexta-feira.

Maranhão Notícias com informações da assessoria

IMPERATRIZ – Com objetivo de fortalecer o lado social da institiuição e colaborar com o Hemomar de Imperatriz, que atende a cidade e região, integrantes da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), fizeram doações de várias bolsas de sangue ao órgão. Devido a pandemia, houve aumento na procura por bolsas de sangue ao memso tempo em que o número de doações caiu drasticamente.

As doações partiram de diretores e conselheiros da entidade que estiveram no Hemomar, nessa sexta-feira (16).

A vice-presidente do Conselho da Mulher Empresária da ACII (CME), Gleyciellen Fonseca Marques, já é doadora há muito tempo e reforça a importância de ser um doador de sangue, em especial, nesse momento de pandemia.

“Sabemos que a doação de sangue causa um pouquinho de medo, às vezes as pessoas têm aversão, mas doar sangue é muito simples, não dói, é uma picadinha pequena. Então, venha doar, o Hemomar sempre precisa de sangue e está cada vez mais deficitário, principalmente com a pandemia. O local já tem a utilização normal e, com os casos de covid-19, a necessidade de sangue aumentou. Venha doar, é um ato de amor, que faz bem, não faz mal algum para quem doa”, convida Gleyciellen.

Já o presidente do Conselho de Jovens Empresários(Conjove), Marcos Vinicius Marcos Lima, doou sangue pela primeira vez e destacou a satisfação com o ato solidário, além de convidar outras pessoas para doarem também: “doei sangue pela primeira vez. É uma sensação maravilhosa você está podendo ajudar outras pessoas. Agora serei um doador frequente aqui do Hemomar. Convido a todos para que venham também fazer uma doação, ajudar nossa sociedade”.

Estoque baixo

Dados da Empresas Maranhenses de Serviços Hospitalares( Emserh) dão conta que as  doações, que já vinham diminuindo ao longo dos últimos anos, caíram ainda mais desde o início da pandemia.

Março fechou com praticamente 100% dos estoques de sangue em um patamar considerado crítico, mesmo com a coleta de um número superior de bolsas, se comparado ao mesmo período no ano passado.

A Emserh acrescenta que apenas os tipos AB+ e AB– apresentam quantidades consideradas mínimas. Todos os demais tipos sanguíneos (A+, A–, B+, B–, O+ e O–) encontram-se em situação crítica de armazenamento. No mês de março, foram coletadas 3.456 bolsas, número maior do que no ano passado, quando foram coletadas 2.696 bolsas de sangue.

O Hemomar alerta que não há o que comemorar, uma vez que em 2020 as doações já haviam sido afetadas pela pandemia. Em média, são coletadas de 130 a 150 bolsas por dia, quando o recomendado mínimo seria de 250 bolsas para se ter um estoque seguro.

Como doar

 O Hemomar de Imperatriz é referência no abastecimento de bolsas de sangue na região, no entanto, em decorrência da pandemia, tem sofrido com forte queda no ritmo de doações e, consequentemente, no estoque da instituição.

Como forma de estimular a doação e garantir maior segurança nesse período de pandemia, o Hemocentro está disponibilizando um contato via WhatsApp para realizar o agendamento dos doadores.

O Hemomar de Imperatriz funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h30 e a partir das 14h às 16h30. O agendamento pode ser feito via WhatsApp pelo número (99) 99178-2541.  Você também pode acompanhar o Hemomar nas redes sociais, por meio do Instagram @hemoitz.

Os doadores devem ter de 16 a 69 anos de idade (Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável), estar bem de saúde e ter mais de mais de 50 kg. Além disso, é importante estar bem alimentado.

(Foto: Assessoria-Divulgação).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *