Concursos e Seletivos

Assembleia Legislativa do MA anuncia concurso público com inscrições ainda para dezembro

O edital, ainda, vai ser publicado, mas a comissão responsável pelo concurso adiantou que serão abertas 65 vagas para cargos de nivel superior e ensino médio.

*Maranhão Notícias

SÃO LUÍS – A Assembleia Legislativa do Maranhão(Alema), deverá publicar até o dia 20 de dezembro, edital do certame com prazo de abertura de inscrições para janeiro, provas em março e nomeações de aprovados em setembro, todas de 2022. A informação foi confirmada durante audiência de conciliação virtual realizada na segunda-feira(6),da qual participaram, ainda, representantes do Sindicato dos Servidores da Assembleia,  representantes da Alema e a realização do certame ficou acordada entre as partes.

O concurso terá como empresa organizadora, o Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisa e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro(CEPERJ), que já foi contratada pela Assembleia Legislativa.

Vagas

De acordo com ato administrativo firmado perante a justiça, os candidatos serão avaliados por provas e títulos. Essa lista será divulgada futuramente no edital do concurso.

O representante da Assembleia adiantou que serão ofertadas 65 vagas para o concurso público para preenchimento imediato, destas 54 serão para nível superior e 11 para nível médio. A proposta é que a Assembleia incluía pelo menos 195 vagas para formação de cadastro de reservas.

Provocado durante a audiência, Luiz Noleto, membro da comissão do concurso pela Alema, disse que além das 65 vagas, o concurso terá até três vagas para jornalista, caso a lei que prevê essa carreira profissional não tenha sido revogada. Ainda sobre o cargo de jornalista, a novidade é que mesmo se o cargo estiver extinto, a Alema vai abrir vagas para o cadastro de reservas(vaga de jornalista).

O presidente do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão, Nataniel Serejo comemorou a decisão sobre realização do concurso, mas prometeu que a entidade vai continuar na luta em favor de seus sindicalizados.

O sindicato comemora, mas defendeu que fosse abertas 400 vagas para os diversos cargos, e existe uma determinação judicial de 2018 para a realização do concurso para substituição dos servidores admitidos até o dia 5 de agosto de 1983.

Na época, ficou constatada que havia 1.571 cargos em comissão (61,58%),sendo 715 na estrutura administrativa e 856 lotados nos gabinetes dos deputados e 980 cargos efetivos (38,42%), dados que demonstram de forma inequívoca, a desproporcionalidade entre as formas de provimento eleitas pela administração.

Ao tomar posse em fevereiro, a nova diretoria da Alema prometeu preencher, o mais breve possível, os cargos vagos.

(*Com informações do Jornal O Imparcial).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *