Câmara de Vereadores de Imperatriz aprovam Moção de Aplauso ao presidente do TJ-MA

A proposta partiu do vereador Fábio Hernandez e foi aprovada pelo plenário.

Câmara de Vereadores de Imperatriz/ Divulgação

IMPERATRIZ – O Plenário da Câmara Municipal de Imperatriz aprovou por unanimidade, na sessão ordinária desta terça-feira (31), Moção de Aplauso ao novo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), José Joaquim Figueiredo, eleito no último dia 4 de outubro para o biênio 2018/2019. A indicação é de autoria do vereador Fábio Hernandez (PSC).

“A eleição do desembargador José Joaquim coroa seu grande trabalho no Tribunal de Justiça do Maranhão e sua carreira na Magistratura. Ensejamos que ele desenvolva um grande mandato à frente do TJ do Maranhão, frisando aqui que ele irá priorizar o trabalho dos juízes de base para que dêem ênfase no julgamento dos processos. Então, essa é uma moção de cumprimentos para parabenizar o novo presidente do TJ. Estamos otimistas quanto a  uma grande gestão do desembargador José Joaquim Figueiredo”, declarou o vereador Fábio Hernandez.

Novo presidente

Nascido em São João Batista, na Baixa Ocidental do Maranhão, em 28 de agosto de 1953, José Joaquim Figueiredo obteve graduação em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, em 1978.

Iniciou sua vida funcional como advogado e procurador do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Maranhão (DER), em 1978, onde presidiu, durante cinco anos, a comissão responsável pela indenização de famílias que moravam sob a Ponte “José Sarney” e a Comissão de Promoção de Funcionários.

Atuou como procurador fiscal da Prefeitura de São Luís, no período de 1983 a 1986, quando foi aprovado no concurso para procurador do Estado. No mesmo ano foi aprovado no concurso para juiz de Direito.

Ingressou na magistratura em 2 de maio de 1987, sendo designado para a comarca de Riachão. Atuou em Alcântara, Presidente Dutra, Itapecuru, Santa Inês e Bacabal.

Foi juiz corregedor na gestão do desembargador Antônio Fernando Bayma Araújo e diretor do fórum “Des. Sarney Costa” nas gestões de Orville Almeida e Jorge Rachid.

Em 19 de dezembro de 2006, ingressou no Tribunal de Justiça, pelo critério de merecimento, na primeira votação aberta para escolha de desembargadores da história do TJ.

Sua posse no cargo está marcada para este mês de dezembro. ( Foto: Arquivo).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *