Campanha de vacinação anti-pólio é prorrogada até o dia 20 em São Luís

Com a prorrogação, a Prefeitura de São Luís pretende atingir a meta de vacinação estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Maranhão Notícias com informações da assessoria

SÃO LUÍS – Foi prorrogada para o dia 20 de setembro, a mobilização para imunizar crianças contra a pólio e sarampo, em unidades de saúde de São Luís. Com a prorrogação, o Município espera cumprir a meta de imunizar 95% do público-alvo.

Pelos levantamentos da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), 88,5% das crianças já receberam a vacina antipólio e 88,3% foram vacinadas contra o sarampo, faltando pouco para chegar ao índice de 95% do público-alvo, preconizado pelo Ministério da Saúde.

Em São Luís, a população a ser imunizada é de 61.080 crianças, na faixa etária de um ano a menores de cinco.
Desde o inicio da vacinação, a Semus vem desenvolvendo algumas estratégias para atingir a meta de vacinação como é o caso do reforço quantidade de salas de imunização com a disponibilização do serviço em alguns locais públicos, reforçando, desta forma, a estratégia colocada em prática deste o início da campanha, que começou na capital 15 dias antes da mobilização nacional.

Doenças

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa, conhecida como “paralisia infantil”, que infecta crianças e adultos, podendo causar paralisia muscular. O sarampo é uma doença infectocontagiosa, potencialmente grave, que é transmitida por secreções das vias respiratórias. As duas patologias são evitáveis por meio da vacina. ( Foto: Assessoria)