Esporte

Clubes aprovam retorno do Estadual com transmissões monetizadas; Copa FMF cancelada

A próxima reunião por videoconferência entre a FMF e clubes será no dia 22 de junho.

Maranhão Notícias

SÃO LUÍS – Representantes da maioria dos clubes maranhenses reunidos virtualmente na manhã desta sexta-feira(12), com a diretoria da Federação Maranhense de Futebol(FMF), deliberam pela continuidade do Estadual após a pandemia do novo coronavírus. Na reunião, também, foram discutiram sobre outros assuntos como registro e substituições de atletas.

Durante a reunião, oito dos nove clubes, optaram pela continuidade da competição. O Cordino se declarou favorável ao encerramento do estadual. Cordino e São José se disseram contra o rebaixamento de clubes neste ano em razão da pandemia.

Os clubes foram unânimes sobre a abertura pela FMF para o registro de novos atletas. Já quando o assunto concluir o campeonato com sede única em São Luís houve empate. Moto Clube, Sampaio Corrêa, Maranhão Atlético Cube e Pinheiro são favoráveis a sede em São Luís enquanto que Imperatriz, Juventude, Cordino e São José se posicionaram contra e a decisão será anunciada na próxima reunião no dia 22 de junho.

Seis dos nove clubes disseram que são a favor da volta do torcedor, mas a FMF que “ressaltou que dependerá se todos municípios poderão ter a presença de público, pela isonomia entre todos, conforme autorização das autoridades”.

Sobre as substituições, os clubes acataram a nova regra da FIFA, que vai além das três substituições convencionais.

Outra novidade é que foi apresentada a possibilidade de os clubes monetizarem as transmissões de suas partidas a fim de arrecadar recursos. Ainda foi discutida sobre a possibilidade de os clubes promoverem evento cultural para viabilizar evento cultural no período junino, com transmissão virtual, a fim de arrecadar recursos aos clubes, como forma de minimizar prejuízos financeiros nesse momento.

Cancelamento da Copa FMF

Os clubes deliberam pelo cancelamento da Copa FMF, competição esportiva realizada no segundo semestre que dá ao time campeão uma vaga para a Série B e Copa do Nordeste de 2021. A exceção foi São José de Ribamar que optou pela manutenção da copa. Com isso, todas as vagas de competições nacional e regional, de 2021, serão disputadas no Estadual.

Treinos e jogos

Na reunião não ficou definido quando os treinos serão retomados pelos clubes. A FMF informou que na reunião do dia 22 de junho será discutido sobre a retomada dos treinos que será em conformidade com as regras do governo sobre a liberação, pelo Governo, de academias e atividades esportivas.

Já a Série B, será realizada assim que liberações governamentais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *