Imperatriz

Coordenadora revela rotina do SAMU no atendimento a casos de Covid-19 em Imperatriz

A maioria dos servidores foi infectada, mas na forma leve da doença e não houve prejuízo aos atendimentos.

Maranhão Noticias com informações da assessoria

IMPERATRIZ – Mesmo sem o fim da pandemia do novo coronavírus, já é possível fazer uma avaliação preliminar do trabalho desenvolvido pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência, SAMU, Regional Imperatriz que ajudou a salvar muitas vidas. O órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde, Semus, foi um dos primeiros a ter sua rotina modificada por conta do novo coronavírus.

A coordenadora do SAMU, Kelma Costa, relembra que assim como toda a sociedade, os profissionais tiveram dificuldade inicial para lidar no atendimento das ocorrências, problema que logo foi superado.

“Nos primeiros atendimentos as equipes estavam com receio de contrair o vírus, mas com o passar do tempo e a ciência descobrindo novos métodos, as equipes foram ganhando confiança e percebendo que nem todo mundo que contraia o vírus e evoluía a óbito”, relatou a coordenadora.

“Quando aconteceu o primeiro caso de contaminação de funcionário do SAMU surgiu um momento de desespero, pânico. Como coordenadora, passei a acompanhar de perto e me coloquei à disposição e com apoio Dr Raul Lins, pedi apoio do psicológico e fomos atendidos e felizmente não tivemos perdas de funcionários”, observou.

A maioria dos servidores infectados foi em casos leves e praticamente todos estão curados, apenas estão afastados para tratamento da Covid-19.

Cuidados

O sucesso do trabalho desenvolvido pelo SAMU é resultado do empenho pessoal dos profissionais e da execução de um plano de estratégias preparado pela gestão municipal e executado com a supervisão do Núcleo de Educação Permanente, NEP, do SAMU, que tem como coordenadora a enfermeira Tatiara Ghader. Todos os protocolos de atendimento e recomendações de prevenção foram cumpridos à risca.

“Mesmo diante dos grandes desafios e da urgência em nos capacitarmos, nossa equipe fez e ainda faz um trabalho de excelência neste período. Somos nós que realizamos o primeiro contato com o paciente, sendo linha de frente no atendimento”, disse a coordenadora do NEP.

Tatiara Ghader ressaltou que “mesmo com o todas as precauções tomadas e todos os protocolos seguidos, o SAMU também teve alguns de seus profissionais contaminados, mas graças a Deus, hoje todos estão recuperados ou em recuperação”.(Foto: Arquivo).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *