Diminuem os casamentos e aumentam divórcios no país, diz o IBGE

A facilidade para dar entrada no processo do divórcio colabora para esta mudança de comportamento da população.

Maranhão Notícias com informações da Agência do Rádio

BRASÍLIA– Os números referentes a casamentos no Brasil diminuíram e os relacionados a divórcios aumentaram de 2015 para 2016. O tempo médio entre a data de casamento e a data de sentença ou escritura do divórcio costuma ser de 15 anos. Os dados são de uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado na semana passada.

A facilidade em dar entrada no processo para o divórcio desde o ano de 2010 é apontada como um dos fatores que contribuem para as estatísticas. Antes, a pessoa se separava do cônjugue e somente após três anos é que poderia pedir o divórcio. O prazo é de 1 anos, desde de 2010 e a pessoa pode pedir o divórcio de forma direta, sem ter de se separar primeiro.

Houve redução de 3,7% no total de casamentos civis registrados no ano passado em relação a 2015. Em vinte Estados foi registrada queda e em três Estados nordestinos, o Piauí, Alagoas e Paraíba, tiveram variações negativas mais intensas, da ordem dos -10%.

Já os divórcios aumentaram em 4,7% em relação a 2015. Segundo o IBGE, o homem se divorcia mais velho que a mulher, com cerca 43 anos, e as mulheres com aproximadamente 40 anos. ( Foto: Arte Agência do Rádio/ Divuçgação).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *