Empossados os novos conselheiros tutelares de Imperatriz

Novos conselheiros tomaram posse e já começam a trabalhar automaticamente, uma vez que já participaram de capacitação. A renovação dos conselheiros foi 100%.

 

Maranhão Notícias

IMPERATRIZ – Os dez novos conselheiros tutelares eleitos em outubro do ano passado para o período de 2020/2023 foram diplomados e empossados oficialmente na manhã desta sexta-feira (10), em solenidade realizada no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Centro. O prefeito Assis Ramos fez a entrega pessoalmente dos diplomas e termos de posse aos conselheiros titulares e suplentes.

Organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), a solenidade foi o último ato da pasta relacionado a organização da eleição.

“Foi uma eleição que ficamos surpresos porque houve um público votante bem maior do que em 2016 quando foram as urnas em torno de 7 mil. Nessa última eleição mais de 15 mil pessoas votaram e isso significa que a sociedade vem se importando mais e sabendo o que significa o conselheiro tutelar”, avaliou a titular da Sedes, Janaína Rocha acrescentando que a secretaria fez um grande trabalho de mídia convidando a população a participar da eleição.

Os dez novos conselheiros serão distribuídos, pela ordem de votação, para os Conselhos Tutelares das Áreas I e II. O primeiro fica na Rua Godofredo Viana próximo a prefeitura e o segundo na Vila Lobão.

“Os conselheiros são empossados e já estão aptos a exercerem suas funções porquê passaram por um processo de formação de mais de 40 horas, isso é muito importante, e terão novas capacitações, e vamos estar junto com eles nesse processo”, disse o vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Ariston de França parabenizou os novos conselheiros, mas fez questão de ressaltar a grande importância do trabalho desenvolvido pelos conselheiros anteriores que ele chamou “guerreiros”.

“O papel do conselheiro não é de garantir direitos, mas de zelar pelos direitos da criança do direito das crianças e adolescentes sempre que houver uma negação desses direitos. Os conselheiros não devem estar em favor deles próprios, mas em favor da criança e do adolescente”, explicou destacando que um fator positivo da última eleição foi a maior participação da sociedade na escola dos conselheiros.

Durante a solenidade o prefeito Assis Ramos destacou a importância dos conselheiros tutelares e lembrou que no início da gestão se reuniu com uma comissão da classe e concedeu aumento salarial e valorização dos profissionais.

“Em primeiro lugar gratidão a Deus, a família e aos amigos. Não foi uma eleição fácil, passamos por um processo bem demorado e vejo como a concretização de todo esse processo e pretendo honrar meu compromisso e zelar pelos direitos da criança e do adolescente e fazer um belíssimo trabalho”, disse a conselheira tutelar Hayde Dayanny.

Novos conselheiros Tutelares

1-Ciro Rodrigues Martins

2-João Gualberto dos Santos Bandeira

3-Laédson Carlos Silva Brito

4-José Gonzaga da Silva Junior

5-Jefter Aquila de Ameida Silva

6-Arlannes de Miranda Sousa Teixeira

7-Walisson Santana Gomes

8-Raylene Bananeira  Costa Sousa

9-Camila Cunha Carneiro

10- Hayde Dayanny Abade Haidar Veras

 

Conselheiros suplentes

1-Tiago Gomes Pereira

2- Valdivan Silva dos Santos

3-Francisco Paixão Filho

4- Viviane Oliveira Fernandes

5-Paulo Alves Silva

6-Angela Maria Evangelista Gonçalves

7-Lucilene dos Santos Silva

8-Elielma de Jesus Nascimento

9-Franciane Serafim Claudino Amaral

10-Reismar da Silva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *