Entenda a diferença entre quarentena e isolamento social

Integram esse grupo prioritário para isolamento social os idosos acima de 60 anos e portadores de alguma doença crônica.

Maranhão Notícias

IMPERATRIZ  – Você sabe a diferença entre quarentena e isolamento social? Em tempos de Novo coronavirus esta é uma das perguntas mais frequentes feita pelas pessoas em razão da pandemia de Covid-19. A quarentena é uma medida administrativa estabelecida pelas secretarias de Saúde dos estados e municípios ou do ministro da Saúde em conformidade com a portaria nº 356/3020 do Ministério da Saúde.

A enfermeira Renata Lima, assessora técnica do Departamento de Atenção Primária a Saúde do município de Imperatriz, explica que o isolamento social está previsto em protocolo médico para aquelas pessoas que estão no grupo de risco da infecção do Novo coronavirus. Integram esse grupo prioritário para isolamento social os idosos acima de 60 anos e portadores de alguma doença crônica que passam por dificuldades em razão dessa doença.

“As doenças crônicas são hipertensão, diabetes, asma, pessoas que tem comprometimento da imunidade por quimioterapia. Todas essas pessoas estão previstas para o isolamento social que é quando a pessoa fica em isolamento em casa”, detalhou.

Já a quarentena é designada para as pessoas que apresentam casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo Novo coronavirus. Elas devem fazer a quarentena que não dura 40 dias, e sim dura 14 dias que é o prazo final para a contenção da disseminação do vírus.

“São 14 desde quando? Desde o primeiro dia que em que a pessoa apresentou os sintomas para Covid-19 deve contar 14 dias. Lembrando que a quarentena é só para caso suspeito ou confirmado”, destacou.

Em casa ou no hospital?

Depende. Se a pessoa for diagnosticada com Covid-19 e tiver um quadro leve(fraco), ela vai fazer a quarentena em casa sendo assistido pelas equipes de saúde. No caso de o paciente apresentar grande desconforto respiratório e tiver outras dificuldades além disso, a quarentena será no hospital.

Quais medidas devem ser adotadas para quem tem gripe comum?

A pessoa que apresentar algum quadro sintomático respiratório deve procurar o posto de saúde, denominado em Imperatriz como Unidade Básica de Saúde (UBS) quando tiver com tosse e febre. No quadro leve a pessoa deve permanecer em casa.(Enfermeira orienta profissionais de saúde -Foto:Maranhão Noticias).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *