Folclorista Osório Neto recebe título de cidadão imperatrizense

Osório Neto é mestre em cultura popular e criador de projetos como o bloco carnavalesco ‘’Bicho Papão’’, o grupo folclórico ‘’Cia Sotaque de Imperatriz’’.

Maranhão Notícias

IMPERATRIZ – O poeta, compositor, folclorista e instrutor de danças folclóricas maranhenses Osório Mendes Neto recebe homenagem na noite desta sexta-feira(29), da Câmara de Vereadores de Imperatriz durante solenidade de entrega do título de cidadão imperatrizense. Osório Neto é natural de São Luís e mora em Imperatriz desde 2001 onde desenvolve projetos sociais na área e integra o grupo de produtores culturais da Fundação Cultural de Imperatriz.

O projeto de Indicação sobre a concessão da honraria a Osório Neto é de autoria do vereador Chiquim da Diferro e teve aprovação, por unanimidade, pelo plenário da Câmara. Na ocasião, várias outras personalidades serão homenageadas com a honraria que é concedida pela Câmara no fim de cada ano.

Carismático, alegre e inovador na área cultural, Osório Neto, também, mostrou seu lado empreendedor ao criar o bloco carnavalesco ‘’Bicho Papão’’, o grupo folclórico ‘’Cia Sotaque de Imperatriz’’, o Instituto de Cultura e Arte Sotaque(‘’IINCARTES”), e a Academia de Cultura e Artes de Imperatriz,(ACENRTI’) Organizações Não Governamentais sem fins lucrativos com o objetivo dos direitos, deveres e igualdades sociais através do folclore do Estado.

Após uma série de ações de qualificações, participações conferencias e gestões dentre outras ações na área da cultura popular, Osório Neto teve o nome aprovado e ganhou reconhecimento pelas instituições do setor como “Mestre em cultura popular maranhense”, título que ele tanto de orgulha. Ele foi aprovado em um edital de mestre de cultura popular publicado durante a Semana de Cultura Popular promovida pela Casa das Artes através da Superintendência de Cultura liderada pela poetisa Lilian Diniz. Mestre Osorio é uma das maiores autoridades em cultura popular de Imperatriz.

“Receber o titulo de cidadão imperatrizense tem um grande significado para minha vida porquê estou aqui há, praticamente, vinte anos, eu não conhecia Imperatriz, e me encantei com as pessoas, com a cidade  e escolhi esta cidade maravilhosa para amar, respeitar e contribuir o desenvolvimento”, disse Mestre Osório acrescentando que se orgulha de ter construído um legado cultural. (Fotos: Arquivo pessoal).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *