Imperatriz ganha Unidade de Oncologia Pediátrica

A inauguração da unidade, que vai funcionar em prédio anexo ao Hospital São Rafael, se deu no fim da manhã desta terça-feira (1º).

Maranhão Notícias

IMPERATRIZ – A partir desta terça-feira (1º), passa a funcionar em Imperatriz a Unidade de Oncologia Pediátrica, resultado de um convênio entre o Governo do Estado e o Hospital São Rafael.

No mesmo hospital, graças a credenciamento pelo Ministério da Saúde, vem funcionando desde 2006, a Unidade de Alta Complexidade de Tratamento do Câncer (Unacom) voltada para o público adulto.

A solenidade de inauguração, realizada, no fim da manhã, contou com a presença do governador Flávio Dino, secretários estaduais e municipal de saúde e diretores da Associação de Amparo aos Pacientes de Câncer da Região Tocantina (Ampare), ong que há cerca de dez anos vinha fazendo campanha pela vinda do tratamento oncológico pediátrico.

Voluntárias da Ampare estiveram na solenidade inaugural. Foto: Maranhão Noticias.

A unidade vai funcionar num prédio anexo ao Hospital São Rafael, com capacidade de atender 43 municípios do Maranhão. Serão 54 atendimentos clínicos por mês, 25 cirurgias mensais, e todos os tipos de exames necessários aos pacientes oncológicos.

O atendimento clinico será de segunda à sexta-feira e para o atendimento de urgência e emergência funcionará um pronto socorro, mas exige-se que o paciente já está cadastrado.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula disse que o inicio do tratamento em Imperatriz vai evitar que os pais tenham que levar pacientes para centros como São Luís, Goiânia (GO) e Belém (PA), entre outros. Fazer o tratamento em Imperatriz, significa, segundo Lula, que o paciente vai ficar perto de sua família, o que ajuda no tratamento.

O secretário municipal de saude, Alair Firmiano, ladeado por médicos do Hospital São Rafael. Foto: Maranhão Noticias.

O secretário municipal de saúde, Alair Firmiano disse que o tratamento de oncologia pediátrico chega em boa hora e, com ele, reforça a condição de Imperatriz como grande centro médico.

O governador Flávio Dino, fez um breve discurso no evento, apenas ele e um diretor do hospital fez uso da palavra, ocasião em que se disse feliz pelo serviço, mas que não gostava de entrar em hospital porque lembra que perdeu uma irmã e um filho para o câncer. (Fotos: Maranhão Noticias).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *