Ministro da Saúde sugere adiamento das eleições municipais

Luiz Henrique Mandetta sugere um “mandato tampão para prefeitos e vereadores para nao atrapalhar o combate ao Novo coronavirus.

Maranhão Noticias

BRASÍLIA – O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, defendeu neste domingo (22), em teleconferência com prefeitos, que as eleições municipais de outubro sejam adiadas para não prejudicarem as medidas de enfrentamento da pandemia do Novo coronavirus (Covid-19).  O adiamento havia sido defendido pela primeira vez no dia 19 de maço pelo ex-juiz federal do Maranhão, Carlos Madeira, do Solidariedade, pré-candidato a prefeito de São Luís.

O ministro disse que o momento é de o Congresso Nacional tratar o assunto. Para ele a medida é importante para que o combate à crise do coronavírus não seja contaminado pela ação política.

“Eu faço até uma sugestão para você discutirem. Está na hora de olhar e falar assim: ‘ó, adia, faz um mandato tampão desses vereadores, desses prefeitos’. Eleição no meio do ano é uma tragédia, vai todo mundo querer fazer ação política”, disse Mandetta em reportagem do portal G1.

Mandetta disse, ainda, que o Governo Federal vai antecipar a formatura dos alunos de medicina do sexto ano para que eles possam, também ajudar em parte do atendimento das vítimas. Ele ressaltou que, os alunos de medicina possuem 7.300 horas de capacitação e na prática precisam apenas de um ou dois meses para se formar.

Mandetta revelou na reunião virtual que o governo federal está projetando a produção de um respirador básico para ser distribuído no país e que vai auxiliar no tratamento de doentes infectados pelo novo coronavírus. A produção é em parceria com uma universidade e empresas.(Foto:Arquivo).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *